Como funciona o aquecimento por indução?
Índice
- Como funciona o aquecimento por indução?
- Como funciona o forno de indução?
- Como funciona o sistema de indução?
- O que é indução térmica?
- Qual a função do aquecedor indutivo?
- O que é um aquecedor indutivo?
- Para que serve o forno de indução?
- Quanto gasta um fogão por indução?
- Como funciona o aquecedor por indução?
- Como ocorre o aquecimento por indução eletromagnética?
- Por que o aquecimento por indução é realizado utilizando campo magnético?
- Qual a vantagem desse tipo de aquecimento?
Como funciona o aquecimento por indução?
O sistema de aquecimento por indução consiste numa fonte de alimentação que converte a energia da rede numa corrente alternada, que é transmitida para um cabeçote e bobina de indução, criando um campo eletromagnético no interior da bobina. A peça de trabalho é colocada no interior da bobina.
Como funciona o forno de indução?
Em um forno de indução, o material de carga de metal é derretido ou aquecido pela corrente gerada por um campo eletromagnético. Quando o metal se torna derretido, este campo também faz com que o banho se mova.
Como funciona o sistema de indução?
O campo eletromagnético é transferido diretamente para a panela posicionada na mesa vitrocerâmica do fogão ou cooktop, promovendo a movimentação das moléculas dos alimentos e seu aquecimento. Em outras palavras, não há fogo. E a boca desse tipo de cooktop só esquenta quando há uma panela posicionada sobre ela.
O que é indução térmica?
A indução é um método de aquecimento que não depende da transferência de calor para o material. Por meio dela, o aquecimento é gerado na superfície da peça pelo fluxo da corrente. ... O tratamento térmico por indução é usado em peças de ferro fundido ou aço que necessitam de alta rigidez em suas superfícies.
Qual a função do aquecedor indutivo?
O aquecedor indutivo é o método mais seguro, rápido e eficiente, feito para aquecer um rolamento (um dispositivo semelhante à roda, usado para permitir o movimento rotacional ou linear, reduzindo o atrito).
O que é um aquecedor indutivo?
O aquecedor indutivo baseia-se no processo de aquecimento indutivo, método seguro e altamente eficiente utilizado na aplicação de calor de maneira rápida facilitando a união ou alteração de metais ou outros materiais condutivos.
Para que serve o forno de indução?
Sempre que um campo magnético que atravessa uma espira varia, aparece nesse circuito uma corrente elétrica. O Forno de Indução pode ser utilizado em indústrias metalúrgicas, possibilitando a fusão de metais, produção de ligas metálicas, etc. ...
Quanto gasta um fogão por indução?
Se você utilizar um fogão elétrico de 4 bocas por uma hora por dia, você gastará aproximadamente 180 kWh/Mês, o que resulta em um gasto de R$ 42,84 por mês, com valores da Eletropaulo. Já se for um fogão por indução, o custo mensal seria de R$ 53,55.
Como funciona o aquecedor por indução?
- O aquecedor por indução é composto por uma bobina eletroímã, sendo que através da mesma é passada uma corrente alternada de alta frequência, responsável pela geração de calor. A indução da corrente leva os elétrons a se movimentarem com grande velocidade, aquecendo o material a cerca de 1200 ºC.
Como ocorre o aquecimento por indução eletromagnética?
- O aquecimento por indução eletromagnética é um fenômeno muito utilizado para o endurecimento ou o amolecimento de metais e quaisquer outros materiais condutores de energia elétrica.
Por que o aquecimento por indução é realizado utilizando campo magnético?
- Porque o aquecimento por indução é realizado utilizando um campo magnético, a peça obra (ou carga) pode ser fisicamente isolada do indutor pelo refratário ou algum outro meio não condutor. O campo magnético passará através desse material para induzir uma tensão na carga.
Qual a vantagem desse tipo de aquecimento?
- A vantagem desse tipo de aquecimento é a segurança de que, por maior que seja a corrente que o percorra, ele só vai aquecer produtos cujo material seja apropriado, diminuindo as chances de queimaduras e acidentes relacionados. Outra vantagem é o aproveitamento energético.