adplus-dvertising

O que é a substância cinzenta da medula espinhal?

Índice

O que é a substância cinzenta da medula espinhal?

O que é a substância cinzenta da medula espinhal?

A substância cinzenta é formada principalmente de corpos de neurônios (pericário), axônios amielinizados e células da glia. Os corpos celulares é a parte do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma que envolve o mesmo.

Qual a estrutura da medula espinhal?

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado e dela se originam 31 pares de nervos espinhais. A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal.

Onde está localizada a substância cinzenta da medula espinhal?

Na medula espinal, a disposição dessas substâncias é diferente. A substância cinzenta fica disposta na forma de H na parte interna da medula. Já a substância branca apresenta-se mais externamente (Observe a figura acima).

É uma das estruturas que formam a substância branca da medula espinhal?

A substância branca está localizada mais externamente, enquanto a substância cinzenta se distribui mais internamente e está disposta na forma de letra H. A substância branca é composta basicamente de fibras nervosas mielinizadas, enquanto a substância cinzenta apresenta corpos celulares e dendritos.

Qual a função da substância branca e cinzenta na medula espinal?

Enquanto a substância cinzenta (composta de neurônios) é primeiramente relacionada com processamento e cognição, a substância branca (composta de axônios mielíticos) modula a distribuição de ações potenciais, agindo como um relé e coordenando a comunicação entre diferentes regiões cerebrais.

Qual a estrutura da medula espinhal está relacionada com a função motora?

As zonas anteriores (geralmente denominadas cornos anteriores ou ventrais) contêm os corpos celulares das células nervosas (neurônios) motoras que transmitem informações do cérebro ou da medula espinhal para os músculos, estimulando o movimento.

O que são substâncias branca e cinzenta e como se distribuem na medula é encéfalo?

O encéfalo e a medula são formados por células da glia, por corpos celulares de neurônios e por feixes de dendritos e axônios. A camada mais externa do encéfalo tem cor cinzenta e é formada principalmente por corpos celulares de neurônios. ... A cor branca se deve à bainha de mielina que reveste as fibras.

Qual a distribuição da medula espinhal?

  • A medula espinhal apresenta também uma substância branca, mais externa, constituída principalmente por feixes de fibras dos axônios, e uma substância cinzenta, mais interna, constituída principalmente por corpos celulares de neurônios. Essa distribuição pode ser observada por meio de um corte transversal da membrana.

Por que a medula é cinzenta?

  • A região interna da medula, em forma de “H”, é chamada de substância cinzenta devido à grande concentração de corpos celulares dos neurônios que lhe dão essa coloração. Enquanto a parte mais externa contêm mais dendritos e axônios e fica mais esbranquiçada, sendo denominada substância branca .

Como proteger a medula espinhal?

  • A coluna vertebral ajuda a proteger a medula espinhal. As lesões da medula espinhal são extremamente preocupantes, uma vez que a medula é um importante componente do sistema nervoso central, estando relacionada com diversas funções do organismo, como nossa movimentação.

Qual a medula espinhal mais grossa?

  • A dura-máter é a meninge mais externa e mais grossa, sendo ricamente inervada. A medula espinhal apresenta substância branca, mais externa, e substância cinza, mais interna, estando esta disposta na forma da letra H.

Postagens relacionadas: