O que as irmandades católicas negras expressavam?
Índice

O que as irmandades católicas negras expressavam?
Essas confrarias traziam para os negros em geral, africanos ou já nascidos no Brasil, a oportunidade de se organizarem politicamente e socialmente e, ao mesmo tempo, trazer suas experiências religiosas para o culto de devoção a santos católicos cristões e, assim, perpetuar um pouco de sua cultura, clandestinamente.
Qual a origem da festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos?
A celebração ocorre desde o século XVIII, como forma de devoção dos membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Libertos e Cativos, da Freguesia da Santa Cruz da Chapada, antigo nome da Irmandade do Rosário de Chapada.
Qual a origem das irmandades negras?
- As confrarias religiosas já existiam em Portugal desde o século XIII e dividiam-se em irmandades e ordens terceiras. Ao longo de suas existências, muitas irmandades negras foram elevadas à categoria de ordem terceira, como foi o caso da Irmandade do Rosário dos Pretos do Pelourinho.
Por que os escravos estavam nas irmandades?
- Os escravos encontraram nas irmandades um espaço para prática da sociabilidade e também de “exercitar” sua cultura, sobretudo, religiosa. Os oficiais encaravam estas agremiações como um meio de controle, mesmo sabendo que a população negra era a de maior volume.
Qual o papel das irmandades brasileiras?
- As irmandades brasileiras tiveram um papel social de relevo ao prestar assistência às populações, mas o seu contributo para o enriquecimento do espaço urbano, não pode ser negligenciado.
Quando foi erguida a Irmandade do Rosário dos Pretos?
- A Irmandade do Rosário dos Pretos foi erguida e confirmada na Sé Catedral, no inicio do século XVIII, entre 1703-1704. Os membros da confraria conseguiram levantar a sua própria capela às Portas do Carmo.