O que vem depois da Via Láctea?
Índice
- O que vem depois da Via Láctea?
- Quantas galáxias existem no universo?
- Quanto tempo leva para atravessar a Via Láctea?
- Quantas galáxias foram descobertas até hoje?
- Como são classificadas as estrelas?
- O que é a borda do universo?
- Quais são as estrelas?
- Por que as estrelas estão distantes?
- Como as estrelas nascem?
- Por que o universo foi uma estrela?

O que vem depois da Via Láctea?
A mais próxima delas é a Galáxia Anã do Cão Maior, situada a cerca de 42 mil anos-luz do centro galáctico, seguida pela Galáxia Anã Elíptica de Sagitário. A Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães são as maiores dentre as galáxias satélite da Via Láctea.
Quantas galáxias existem no universo?
Existem provavelmente cerca de 2 trilhões de galáxias no universo observável, contendo mais estrelas do que grãos de areia no planeta Terra. Em sua maioria elas possuem de 000 parsecs de diâmetro e são separadas por distâncias da ordem de milhões de parsecs.
Quanto tempo leva para atravessar a Via Láctea?
100 mil anos Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.
Quantas galáxias foram descobertas até hoje?
Há cerca de 50 galáxias do Grupo Local (grupo que inclui a Via Láctea), da ordem de 100 mil em nosso superaglomerado local (ou o aglomerado de Virgem com 100 grupos e aglomerados de galáxias) e, um número estimado de cerca de 1 bilhões em todo o universo observável.
Como são classificadas as estrelas?
Os astrônomos classificam as estrelas pelo tamanho e pela temperatura superficial. Conforme seu tamanho, as estrelas podem ser chamadas de supergigantes, gigantes brilhantes, gigantes, subgigantes, anãs ou normais e subanãs.
O que é a borda do universo?
Nesse caso, você nem precisa se preocupar com esse enigma: o universo, sendo tudo o que existe, é infinitamente grande e não tem borda, então não há fora para sequer falar. Sutter lembra que, com certeza, há uma parte externa ao nosso trecho observável do universo: "O cosmos é tão antigo, e a luz viaja tão rápido.
Quais são as estrelas?
- Rosimar Gouveia. As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos. Na nossa galáxia - a Via Láctea - existem mais de cem bilhões de estrelas. O Sol é uma delas.
Por que as estrelas estão distantes?
- Não é bem assim... Não, elas existem, sim. A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto ...
Como as estrelas nascem?
- Na nossa galáxia - a Via Láctea - existem mais de cem bilhões de estrelas. O Sol é uma delas. Como as Estrelas Nascem? As nebulosas (nuvens formadas de poeira e gás) se contraem e formam uma esfera. Ao se contrair, o gás se concentra lentamente e aquece milhões de graus, num processo violento que pode levar milhões de anos.
Por que o universo foi uma estrela?
- Tudo o que está em você um dia foi uma estrela. “O material que forma o Universo teve apenas duas origens”, observa o astrônomo Amâncio Friaça, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo. Com o Big Bang foram lançados no espaço hidrogênio e hélio. Todos os outros elementos químicos resultam da explosão posterior de estrelas.