Qual a definição de sentimento de infância para Ariès 1981?
Índice
- Qual a definição de sentimento de infância para Ariès 1981?
- O quê Ferriani dizia sobre a infância?
- O que é história da infância?
- Qual a concepção de infância de acordo com o autor Philippe Ariès?
- Quais os dois sentimentos da infância?
- O que é a infância para Ariès?
- Qual a origem do conceito de infância?
- Por que a infância é um fenômeno histórico?
- Qual a origem do sentimento de infância?
- Quais as representações sociais sobre a infância?

Qual a definição de sentimento de infância para Ariès 1981?
O sentimento da infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças: corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto, mesmo jovem. Essa consciência não existia. [...]" (Aries, 1981, p. ... [...]" (Ariès, 1981, p.
O quê Ferriani dizia sobre a infância?
Conforme Ferriani (1992), verifica-se que a infância, independentemente da classe social, era considerada uma fase bastante curta, pois assim que demonstravam condições de viverem sem os cuidados básicos maternos para sua sobrevivência, as crianças ingressavam no mundo dos adultos passando a ser consideradas iguais.
O que é história da infância?
UMA HISTÓRIA DA INFÂNCIA: DA IDADE MÉDIA À ÉPOCA CONTEMPORÂNEA NO OCIDENTE. ... A primeira, ocupa-se das mudanças nas concepções de infância a partir da Idade Média. A segunda, trata da relação das crianças com seus pais e com seus pares ao longo das etapas do seu processo de crescimento.
Qual a concepção de infância de acordo com o autor Philippe Ariès?
Ele defendeu que a infância é um conceito construído socialmente na transição da sociedade feudal para a industrial. Essa ideia abriu espaços para várias discussões, sendo apreciada ou refutada, impulsionando um novo campo epistemológico.
Quais os dois sentimentos da infância?
Áries se refere a dois sentimentos da infância: o da paparicação e o dos moralistas. ... Esse sentimento, por sua vez, passou para a vida familiar. No século XVIII, encontramos na família esses dois elementos antigos associados a um elemento novo: a preocupação com a higiene e a saúde física (ARIÈS, 1981, p. 163-164).
O que é a infância para Ariès?
Tomar a infância como uma descoberta na ótica de Ariès (1978) não significa negar a existência biológica das crianças, nem mesmo a falta de amor por elas, mas de considerar as transformações no modo como as pessoas, em especial, as famílias, passaram a ver as crianças e reconhecendo nelas a sua condição peculiar ...
Qual a origem do conceito de infância?
- Procura mostrar a origem do conceito de infância, enquanto construção social. Para tanto, no primeiro e segundo tópicos, as autoras trazem um breve resgate da história da infância e sua origem até a modernidade. No terceiro tópico, acendem reflexões acerca da infância já na contemporaneidade.
Por que a infância é um fenômeno histórico?
- Para o referido autor, a infância é um fenômeno histórico e não meramente natural, e as características da mesma no ocidente moderno podem ser esquematicamente delineadas a partir da heteronomia, da dependência e da obediência ao adulto em troca de proteção.
Qual a origem do sentimento de infância?
- O sentimento de infância surge na sensibilidade ocidental entre os séculos XIII e XVIII e é através de temas metafísicos e religiosos que a infância se introduz na iconografia medieval. Século XIII – não existem crianças caracterizadas por uma expressão particular, e sim homens de tamanho reduzido
Quais as representações sociais sobre a infância?
- Do século XVII ao século XIX, as representações sociais sobre a infância, bem como a forma de lidar com os problemas do qual eram vítimas, se alteravam: de miniatura de adulto, exigindo dela responsabilidade de adulto, a caso de polícia, às tratando com objeto de tutela judicial.