adplus-dvertising

O que é processo jesuítico?

Índice

O que é processo jesuítico?

O que é processo jesuítico?

O processo educacional dos jesuítas tinha como foco principal a fé, mas envolvia um contexto geral, desde a aprendizagem a mudança de comportamento de modo a favorecê- los, pois para os mesmos era necessário além de compreensão mudança de comportamento para que a aprendizagem fosse eficaz.

Como funcionava o sistema educacional dos jesuítas?

A metodologia educacional jesuíta Sua metodologia era embasada por um documento de código pedagógico, plano de estudo, conhecido como Ratio Studiorum. ... Esse método tem como objetivo principal expandir a fé cristã aos povos que habitavam a Europa e toda região do Novo Mundo.

Como que a produção jesuítica nos ajuda a compreender nosso sistema educacional?

A domesticação dos índios por meio da atuação educacional dos jesuítas ampliou as fronteiras da Coroa Portuguesa e produziu a mão-de-obra necessária, com o apoio dos próprios colonizadores. ... Os jesuítas combinavam a catequese e o ensino em suas práticas, ou seja, à aprendizagem de seus trabalhos.

Quais eram as principais características dos jesuítas?

Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. ... A proposta dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo era baseada no ensino da catequese.

O que são os jesuítas?

A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Na Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes.

Como era o processo de catequização dos indígenas?

Para que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica. Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta.

O que foi o Ratio Studiorum qual era a sua função?

Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.

Qual a história da educação jesuíta no Brasil?

  • História da Educação Jesuíta no Brasil. A Chegada dos Jesuítas no Brasil e as primeiras escolas. No dia 29 de março de 1549, ao desembarcar da numerosa expedição do 1º. Governador Geral, Tomé de Sousa, no Arraial do Pereira, na Bahia de Todos os Santos, os seis jesuítas, liderados pelo Pe.

Quais são as escolas de jesuítas no Brasil?

  • Ao lado de cada residência, ao longo da faixa litorânea do Brasil, os jesuítas foram constituindo escolas de ler e aprender, ou escolas de bêa-bá, para o ensinamento da religião católica e das primeiras letras, e os recolhimentos ou internatos, as ´casas de meninos´.

Quando começou o primeiro colégio jesuíta no Brasil?

  • O primeiro colégio jesuíta no Brasil foi o Colégio dos Meninos de Jesus, fundado em 1550, em Salvador, que se tornou modelo para os subsequentes. Na mesma ocasião, o Pe. Leonardo Nunes começava em São Vicente um colégio homônimo e similar ao da Bahia. Como a quase totalidade dos 100 alunos deste colégio provinha do planalto de Piratininga, o Pe.

Quando chegaram os jesuítas no Brasil?

  • No Brasil, reconhecido na época como Império Português, os jesuítas chegaram em 1549 sob o comando do Padre Manoel de Nóbrega.

Postagens relacionadas: