O que a Declaração Universal da UNESCO representa?
Índice
- O que a Declaração Universal da UNESCO representa?
- O que diz a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural?
- Quando foi aprovada a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural e o que ela representa?
- O que é cultura segundo a UNESCO?
- Qual é o conceito de diversidade cultural?
- O que a diversidade cultural estabelece?
- Quando é comemorado a diversidade cultural?
- Quando foi elaborada a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural?
- Qual o papel da UNESCO?
- Quem é o diretor-geral da UNESCO?
- Qual o relatório da Conferência Geral da UNESCO?
- Como a UNESCO reafirma seu compromisso com os direitos humanos?
O que a Declaração Universal da UNESCO representa?
O objetivo da declaração é apresentar os princípios adotados sobre a diversidade cultural. ... A declaração busca incentivar uma diversidade cultural que seja acessível a todos, que “garanta a livre circulação das ideias” e que permita as culturas liberdade de expressão e a possibilidade de se fazerem conhecidas.
O que diz a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural?
Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar seu alcance. Os direitos culturais são parte integrante dos direitos humanos, que são universais, indissociáveis e interdependentes.
Quando foi aprovada a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural e o que ela representa?
Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural e Plano de Ação - 2001. Aprovada na 31ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2001. A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço.
O que é cultura segundo a UNESCO?
Podemos dizer que cultura refere-se ao significado que um grupo social dá à sua experiência, incluindo aqui idéias, crenças, costumes, artes, linguagem, moral, direito, culinária, etc.
Qual é o conceito de diversidade cultural?
A diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.
O que a diversidade cultural estabelece?
Refere-se à inclusão de diferentes perspectivas culturais em uma organização ou sociedade. ... Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, comida, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
Quando é comemorado a diversidade cultural?
Desde 2002, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é comemorado no dia 21 de maio. A efeméride foi instituída pela Assembleia das Nações Unidas (ONU) e marca a aprovação pela Unesco da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.
Quando foi elaborada a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural?
Adoptada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na sua 31. ª sessão, a 2 de Novembro de 2001.
Qual o papel da UNESCO?
- Artigo 12º – O papel da UNESCO A UNESCO, em virtude do seu mandato e das suas funções, tem a responsabilidade de: a) promover a incorporação dos princípios enunciados na presente Declaração nas estratégias de desenvolvimento elaboradas no seio das diversas entidades intergovernamentais;
Quem é o diretor-geral da UNESCO?
- O Diretor-Geral, Koïchiro Matsuura, empreende grandes reformas para reestruturar e descentralizar o pessoal e as atividades da UNESCO. A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO é adotada pela Conferência Geral.
Qual o relatório da Conferência Geral da UNESCO?
- Ler o Relatório da Conferência Geral (ECO/CONF./29). Os representantes de 37 países reúnem-se em Londres para assinar o Ato Constitutivo da UNESCO, que entra em vigor no dia 4 de novembro de 1946 após ratificação por 20 países signatários. A UNESCO recomenda aos Estados-membros que tornem obrigatório e universal o ensino primário.
Como a UNESCO reafirma seu compromisso com os direitos humanos?
- Entretanto, antes de apresentá-los, a UNESCO reafirma seu compromisso com os direito humanos, com a promoção e a presenvação da cultura.