Porque Jesus deixou a Judeia e voltou para a Galileia?
Porque Jesus deixou a Judeia e voltou para a Galileia?
É certo que a verdadeira preocupação dos fariseus não era com o batismo de um ou do outro, mas eram as multidões que Jesus arrastava que começava a incomodá-los. A fim de evitar um confronto antes do tempo, o Mestre decidiu deixar a Judéia e partir para a Galiléia (v3).
Quem são os samaritanos?
- Os samaritanos são os habitantes da região de Samaria e descendentes dessas dez tribos. Sempre houve uma rivalidade muito grande entre esses dois reinos (Israel e Judá). Fato que fez com que as tribos que habitavam a região de Samaria se fechassem cada vez mais e cortassem relações com o restante do povo.
Como os samaritanos criaram sua própria religião?
- Os samaritanos (habitantes da região de Samaria) criaram sua própria religião e costumes e, pouco a pouco, foram excluindo-se da cultura judaica, formando a sua própria, também devido a invasão Assíria realizada na região na época do rei Oseias.
Qual a identidade da religião samaritana?
- Os Judeus da época de Jesus davam ênfase em dizer que os a identidade da religião samaritana era estrangeira, e que a sua prática era contrária à “verdadeira” fé de Israel. Os Samaritanos, reclamavam que os Judeus negavam o seu direito histórico de pertencer ao povo de Israel.
Por que os samaritanos são judeus?
- Os Samaritanos, reclamavam que os Judeus negavam o seu direito histórico de pertencer ao povo de Israel. No seu próprio entendimento, os Samaritanos se viam como os remanescentes das dez tribos do norte, os guardadores da antiga fé de Israel (conforme a mulher Samaritana no Evangelho de João).