O que é o batismo cristão?
O que é o batismo cristão?
Batismo é o nome do ritual de purificação e consagração que é praticado em várias religiões, principalmente no Cristianismo. A palavra batismo também está relacionada com o ato de dar um nome a alguém. Na Igreja Católica o batismo é praticado na maior parte dos casos em recém nascidos, algo que começou no século III.
Como surgiram os cristãos-novos?
- Os cristãos-novos eram judeus convertidos à fé católica, em sua maioria de maneira forçada. Para entendermos como surgiram os chamados cristãos-novos, na Península Ibérica, é necessário entendermos o contexto do processo de formação dos Reinos de Portugal e Espanha.
Qual o significado do termo cristão-novo?
- Cristão-novo era a expressão utilizada para categorizar os judeus recentemente convertidos ao cristianismo. O termo tinha diversos significados dependendo das nações em que era empregado. Na Espanha, por exemplo, o cristão-novo era chamado de marrano, que, em português, significa porco.
Qual foi a primeira concessão de cristãos-novos?
- A primeira concessão foi obtida por um consórcio, ou associação, de cristãos-novos, encabeçado por Fernando de Loronha, citado nos documentos italianos como Firnando dalla Rogna, mais tarde, Noronha, adotou nome de seus padrinhos de batismo.
Quando terminou a distinção entre cristãos e cristãos-velhos?
- Em Portugal, a distinção legal entre cristãos-novos e cristãos-velhos terminou por um decreto emitido pelo Marquês de Pombal em 1772 . ↑ Montaner Frutos, Alberto, La limpieza de sangre [1] Arquivado em 1 de janeiro de 2010, no Wayback Machine.