Quais são os poemas escolhidos de Gregório de Matos?
Índice
- Quais são os poemas escolhidos de Gregório de Matos?
- O quê é poema satírico?
- Quantos poemas compõem a obra Poemas escolhidos?
- Quantos páginas tem poemas escolhidos de Gregório de Matos?
- Como era a poesia de Gregório de Matos?
- O que é poesia lírica e satírica?
- O que é um poema dramático?
- Quais são as poesias de Gregório Matos?
- Qual é a obra de Gregório de Matos?
- Qual é a antologia de Gregorio de Matos?
- Por que Gregório de Matos é anônimo?

Quais são os poemas escolhidos de Gregório de Matos?
Poemas escolhidos: resumo
- Poesia lírica. Como mencionado anteriormente, Gregório de Matos era quase um trovador. ...
- Poesia satírica. A produção satírica de Matos é um de seus pontos fortes. ...
- Poesia encomiástica. Esse é um tipo de poesia mais incomum no repertório de Matos. ...
- Poesia erótica. ...
- Poesia religiosa.
O quê é poema satírico?
A sátira tem como característica principal a forte carga de ironia e sarcasmo. Embora nem sempre ela tem como objetivo induzir ao riso, geralmente, este estilo literário se aproxima da comédia. ... Nesse sentido, a sátira nada mais é que uma poesia usada para ridicularizar costumes, figuras públicas, instituições, etc.
Quantos poemas compõem a obra Poemas escolhidos?
Estruturalmente é composto por 14 versos decassílabos com rimas ABBA, ABBA, CDC, DCD. O poema é composto através de antíteses, figura de linguagem que aproxima pares de opostos, o que é uma marca da poesia lírico-amorosa de Gregório de Matos.
Quantos páginas tem poemas escolhidos de Gregório de Matos?
Grupo Livros
Autor | Gregório de Matos |
---|---|
Editora | Companhia das Letras |
Ano de Edição | 2011 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 360 |
Como era a poesia de Gregório de Matos?
Características literárias. A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.
O que é poesia lírica e satírica?
As cantigas líricas, no Trovadorismo, eram divididas em duas partes: cantigas de amor e cantigas de amigo. ... A lamentação da mulher dita o tom da cantiga. Trovadorismo – Poesia Satírica. As cantigas líricas, no Trovadorismo, eram divididas em duas partes: cantigas de maldizer e cantigas de escárnio.
O que é um poema dramático?
A poesia dramática é apresentada com duplo caráter: épico e lírico ou ainda objetivo e subjetivo. A poesia dramática mantem a narrativa épica, mas transfigurava os narradores nos próprios personagens das ações, pintando seus estados emotivos, o que lhe conferia um sabor lírico.
Quais são as poesias de Gregório Matos?
- Cerca de 18 poesias de Gregório do Matos. Inconstância das coisas do mundo! Nasce o Sol e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas e alegria.
Qual é a obra de Gregório de Matos?
- A obra Poemas escolhidos de Gregório de Matos é uma compilação de textos poéticos do escritor baiano que viveu no século XVII e foi um importante nome do barroco brasileiro. A antologia foi organizada pelo professor de literatura brasileira da USP José Miguel Wisnik, sendo publicada nos anos 70.
Qual é a antologia de Gregorio de Matos?
- A antologia foi organizada pelo professor de literatura brasileira da USP José Miguel Wisnik, sendo publicada nos anos 70. A poesia satírica de Gregório de Matos é a mais conhecida de sua produção. Por meio dela, o poeta não hesitou em reprovar a sociedade e o comportamento de pessoas importantes.
Por que Gregório de Matos é anônimo?
- “Muitas vezes o poema é anônimo e atribuído ao poeta Gregório de Matos, que não era um nome propriamente, mas a classificação de um gênero, a sátira”, completa.