O que eram e quais suas atribuições Assembleia Centuriata?
Índice
- O que eram e quais suas atribuições Assembleia Centuriata?
- O que é assembleia das tribos?
- O que eram e quais suas atribuições a assembleia das tribos?
- O que é a Assembleia Centuriata?
- Qual a função do Assembleia Curiata?
- Como funcionava a Assembleia Centuriata?
- O que é assembleia Tribunícia?
- Qual era a função da Assembleia Centuriata?
- Qual a origem da Assembléia tribal?
- Quais eram as tribos romanas?
- Quais eram as tribos germânicas?
- Quais eram as tribos do período republicano?
O que eram e quais suas atribuições Assembleia Centuriata?
No âmbito dos comícios, havia a Assembleia Centuriata, que era constituídas por dezenove centúrias, compostas por patrícios que se encarregavam de eleger cargos da magistratura, como os censores, que eram eleitos a cada cinco anos e cuidavam do censo populacional e da arrecadação de impostos; os pretores, responsáveis ...
O que é assembleia das tribos?
A Assembleia tribal ou Assembleia do povo da República Romana era uma assembleia democrática composta por todos os cidadãos romanos. ... Elas se reuniam na Assembleia tribal para fins legislativos, eleitorais e judiciais.
O que eram e quais suas atribuições a assembleia das tribos?
A Assembleia Tribal era responsável pela eleição das magistraturas inferiores, classificando os cidadãos de acordo com sua tribo de origem. O poder executivo era exercido por magistraturas, compostas pelos mais altos funcionários do Estado.
O que é a Assembleia Centuriata?
A assembleia das centúrias ou, em latim, comitia centuriata, também chamada de comícios por centúrias, consistia numa reunião dos cidadãos romanos. Constitui a primeira assembleia nacional do Reino de Roma.
Qual a função do Assembleia Curiata?
A Assembleia Curiata (ou Assembleia das Cúrias) foi um organismo legislativo que existiu durante o período da Monarquia em Roma. ... Contavam com a participação popular (por meio da representação) e tinham dentre as suas principais funções a tarefa de votar matérias de lei e eleger o Rei de Roma.
Como funcionava a Assembleia Centuriata?
A assembleia centuriata, instituída por Sérvio Túlio, reunia patrícios e plebeus....As reuniões dessa assembleia tinham uma das seguintes finalidades:
- Eleger um novo rei;
- Ouvir um anúncio;
- Conhecer um recurso;
- Votar questões legislativas.
O que é assembleia Tribunícia?
Os membros da Assembleia Tribunícia eram escolhidos entre trinta e cinco tribos existentes em Roma, sendo a maioria delas proveniente dos campos e o restante da própria cidade. Em votação, eles escolhiam aqueles que ocupariam anualmente a função de edil, responsável pela supervisão dos serviços públicos.
Qual era a função da Assembleia Centuriata?
Assim o poder de eleger magistrados, de decidir sobre a guerra, de passar leis e jurisdição em casos de apelação ao povo romano foram transferidos à assembleia centuriata. A assembleia centuriata, instituída por Sérvio Túlio, reunia patrícios e plebeus.
Qual a origem da Assembléia tribal?
- Já a assembléia era um órgão que reunia os representantes das tribos que dividiam a população romana. No final do período monárquico, surgiu a Assembléia Tribal.
Quais eram as tribos romanas?
- Formada pelas 35 tribos romanas: 31 rurais (às quais pertenciam as elites) e 4 urbanas (o proletariado). Essa Assembleia votava leis. Eram o poder executivo e suas funções estão bem descritas no texto de Políbio.
Quais eram as tribos germânicas?
- As tribos germânicas viviam em casas comunais, construídas de madeira e barro, onde viviam homens e animais. Uma tribo não tinha mais que 20 casas. Alimentavam-se de nozes, raízes e tubérculos. Sua atividade principal era o pastoreio, mas raras vezes comiam carne.
Quais eram as tribos do período republicano?
- Durante o período republicano, os cidadãos estavam organizados com base nas 35 tribos: as quatro "tribos urbanas" congregavam os habitantes da própria cidade de Roma enquanto os demais cidadãos estavam distribuídos nas 31 "tribos rurais". Elas se reuniam na Assembleia tribal para fins legislativos, eleitorais e judiciais.