O que eram os jogos dos gladiadores?
O que eram os jogos dos gladiadores?
Por sete séculos os jogos de gladiadores, ou lutas de gladiadores ou ludis gladiadorii como eram chamados na época, foram o esporte mais popular do mundo romano. Multidões de milhares de pessoas lotavam as arenas ou as ruas para verem estes homens se digladiando até a morte, lutando entre si ou contra feras.
Por que os romanos traziam animais exóticos?
No entanto, nem todos os animais iam direto para a arena. Como a aquisição de criaturas exóticas era muito cara, elas eram frequentemente enviados a zoológicos ou jardins ao redor de Roma para serem domadas e treinadas para entretenimento público antes de chegarem aos jogos, onde a morte era inevitável.
Como era a vida dos gladiadores na Roma antiga?
Os gladiadores eram escravos normalmente capturados entre os prisioneiros de guerra, que eram treinados para lutar nas arenas do Império Romano. Esses escravos recebiam esse nome devido ao gládio, uma espada curta de dois gumes utilizada por esses lutadores.
Qual era a origem dos gladiadores?
- Os gladiadores eram lutadores que participavam de torneios de luta na Roma Antiga. De origem escrava, estes homens eram treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes de Roma e das províncias.
Por que os jogos de gladiadores foram abolidos?
- Com estudos posteriores pôde se entender que não necessariamente por ter de argumentos contra os jogos de gladiadores que os filósofos gregos, católicos romanos ou até mesmo pagãos, eram a favor de sua abolição. Quando o imperador proibiu os jogos de gladiadores em 399, como relatou Honório, foi especificamente por razões políticas.
Como os gladiadores eram armados?
- Segundo suas origens, os gladiadores eram armados diversamente: isso dava a cada luta um ar de suspense, de mistério, fazendo com que os antigos romanos apostassem dinheiro nesses combates, assim como faziam nas corridas de cavalos nos circos.
Qual a pensão dos gladiadores?
- Os gladiadores mais bem-sucedidos ganhavam, além da popularidade, muito dinheiro e, com o tempo, podiam largar a carreira de forma honrosa. Estes privilegiados ganhavam uma pensão do império e um gládio (espada de madeira simbólica).