Qual a origem do anglicanismo?
Qual a origem do anglicanismo?
- Anglicanismo é uma doutrina protestante, vertente do Cristianismo, propulsionada pelo rei Henrique VIII, que surgiu na Inglaterra em 1534.
Quando ocorreu o Anglicanismo?
Ouça em voz altaPausarO Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica. O Anglicanismo fez parte do movimento reformista, que buscava confrontar a Igreja, que ficou conhecido como Reforma protestante.
Como foi criada a Igreja Anglicana?
- Logo, no ano de 1534, o rei obrigou - através do chamado Ato de Supremacia - que fosse criada a igreja anglicana, com a qual sobrepunha o poder do Estado sob o poder da Igreja. Além de deixar de estar sob a autoridade o papa, garantindo, assim, a ampliação do poder da monarquia, o Estado expropriava inúmeras terras pertencentes à Igreja.
Qual a paróquia anglicana mais antiga em funcionamento?
- Em sua estrutura legislativa, a Igreja é regida pelo Sínodo Geral da Igreja de Inglaterra, sendo este composto por bispos, clérigos e leigos, e regularizado pelo Parlamento do Reino Unido . A Igreja de São Martinho, na Cantuária, a mais antiga paróquia anglicana ainda em funcionamento.
Quais são as semelhanças entre anglicanos e papal?
- Dentre as principais semelhanças destacamos os fatos de os anglicanos acreditarem na palavra contida na Escritura Sagrada, bem como de praticarem os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. No que respeita às diferenças, destaca-se a questão das imagens, que não são aceites pelos anglicanos, bem como o não reconhecimento da autoridade papal.