O que foi a guerra justa para os portugueses?
Índice
- O que foi a guerra justa para os portugueses?
- O que era a guerra justa realizada pelos colonos?
- Qual o motivo das guerras justas?
- O que era um aldeamento?
- O que seria a guerra justa e será que ela sempre era justa?
- Quem defendia a guerra justa?
- Qual é o conceito de Guerra Justa e como ele foi aplicado pelos bandeirantes?
- Qual a noção de guerra justa no Brasil?
- Por que a favor da guerra justa?
- Qual a melhor alternativa para a guerra justa?
- Por que os portugueses não tiveram a mesma sorte?

O que foi a guerra justa para os portugueses?
A "guerra justa" era o modo como os portugueses chamavam aos conflitos com os povos nativos, perpetrados pelos colonizadores, motivados por agressões dos nativos.
O que era a guerra justa realizada pelos colonos?
A "guerra justa" era o modo como os colonos portugueses se referiam aos confrontos com os povos nativos que representassem uma "ameaça" ou um "obstáculo" para a colonização.
Qual o motivo das guerras justas?
Normalmente as Guerras Justas eram usadas como pretexto para que os colonos pudessem guerrear e escravizar povos indígenas, mas também ocorria o caso de realmente haver ataques.
O que era um aldeamento?
Aldeamento é o nome dado ao processo de reunião de índios em aldeias que geralmente ficavam próximas a povoações coloniais, incentivando o contato com os portugueses. No plano físico as aldeias eram organizadas seguindo padrões “mestiços”, híbridos, de disposição dialogal.
O que seria a guerra justa e será que ela sempre era justa?
O bellum justum, portanto, segundo autores como Rawls, Walzer e Habermas, tem o intuito de garantir uma paz justa e duradoura tendo os Direitos Humanos como base de atuação política. Para eles, mesmo em uma guerra, onde as situações são extremas, existe e deve existir uma moralidade no campo de batalha.
Quem defendia a guerra justa?
A Teoria da Guerra Justa tem suas origens no pensamento de Cicero, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Hugo Grotius. Para Santo Agostinho ou Agostinho de Hipona, como preferem alguns, a guerra é uma extensão do ato de governar, sem que com isto todas as guerras se justifiquem moralmente.
Qual é o conceito de Guerra Justa e como ele foi aplicado pelos bandeirantes?
No quadro das justificativas, essencialmente se considerava justa uma guerra que fosse declarada aos inimigos da coroa, e quem eram estes inimigos se não as tribos que resistiam ao trabalho compulsório, à aculturação e à ocupação de suas terras. ...
Qual a noção de guerra justa no Brasil?
- A Noção de Guerra Justa no Brasil Colônia: O uso da expressão “guerra justa”, para avaliar formas de relações entre comunidades estrangeiras, foi próprio da cultura político-jurídica da Roma Antiga e, nesse sentido, tem-se o testemunho de Cícero.
Por que a favor da guerra justa?
- A favor da guerra justa (segundo S.Agostinho): 1) declarada por príncipe legitimo ou seu representante; 2) motivo nobre, reto, 3) sem ganhos materiais. A Espada e o Catecismo - A guerra é justa porque é trava contra selvagens primitivos, bárbaros e pagãos (seria a continuidade da Reconquista).
Qual a melhor alternativa para a guerra justa?
- C) conflito entre Portugal e Espanha pela posse total da América. D) guerra entre portugueses e piratas franceses no Rio de Janeiro. Alternativa A. Caso uma tribo indígena atacasse algum colono no Brasil, esse colono poderia escravizar os índios que o atacaram: era a guerra justa.
Por que os portugueses não tiveram a mesma sorte?
- A crise do comércio de especiarias e a ameaça de invasão por parte de piratas ingleses e franceses fizeram com que Portugal investisse definitivamente na posse e na exploração do Brasil. Ao contrário dos espanhóis, que encontraram ouro nos primeiros anos de colonização da América, os portugueses não tiveram a mesma sorte.