Quais as características da cidade de Esparta?
Índice
- Quais as características da cidade de Esparta?
- Como era a organização social dos espartanos?
- Como era a sociedade e a educação espartana?
- Quem era considerado espartano?
- Quais as principais características de Atenas e Esparta?
- Quais são as características sociais de Esparta?
- Como funcionava a organização de Esparta?
- Como funcionava a organização política em Esparta?
- Como era a organização da sociedade espartana?
- Quem eram os espartanos?
- Qual a origem da Esparta?
- Qual era a cultura espartana?

Quais as características da cidade de Esparta?
As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. Militarista porque um dos principais objetivos era formar modelos de soldados bem treinados fisicamente para defender os interesses políticos da pólis.
Como era a organização social dos espartanos?
A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...
Como era a sociedade e a educação espartana?
A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros. ... Somente aos 30 anos, o soldado tornava-se um cidadão espartano.
Quem era considerado espartano?
Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. ... Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.
Quais as principais características de Atenas e Esparta?
Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
Quais são as características sociais de Esparta?
Esparta era uma sociedade guerreira a qual era dividida em três camadas sociais:Esparciatas que era a classe dominante; periecos:que eram os habitantes da periferia;e hilotas: eram os escravos.As crianças eram separadas de seus pais muito novas para serem treinadas como soldados.
Como funcionava a organização de Esparta?
A organização política de Esparta e Atenas era bastante discrepante. Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia. Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides.
Como funcionava a organização política em Esparta?
Na questão política, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos, e a Apela que era o conselho formado por espartanos acima de 30 anos.
Como era a organização da sociedade espartana?
- A organização da sociedade espartana se dava por grupos que exerciam determinadas funções. Como as regras eram bastante rígidas, os lugares sociais também não se alteravam com facilidade. Esparta era, portanto, uma cidade de profunda divisão social, visível na concentração dos poderes políticos e na própria forma de se tomar decisões.
Quem eram os espartanos?
- Os espartanos, ou esparciatas, descendentes dos primitivos invasores dórios, formavam a classe dominante, e seus membros eram os únicos que tinham direitos políticos e eram considerados os cidadãos de Esparta. Para pertencer a essa classe, os indivíduos precisavam ter pais cidadãos, além de ter recebido a educação dispensada pelo Estado.
Qual a origem da Esparta?
- Isolada no Sudeste da Península do Peloponeso, a partir do século VI, vai caracterizar-se por ser uma sociedade, eminentemente, militar e virada para o continente, conservadora e bélica. Para além disso, a aridez do solo e a inexistência de bons portos para a navegação fez com que Esparta tivesse como base da economia uma agricultura incipiente.
Qual era a cultura espartana?
- Eles buscavam a total independência financeira, ou seja, a autossuficiência. A cultura espartana era basicamente militar, já que os jovens eram educados para a guerra. Os homens deviam ser entregues ao Estado pelos pais assim que completassem 7 anos, onde receberiam ensinamentos militares até que completassem 60.