O que era a escolástica construída por São Tomás de Aquino?
Índice
- O que era a escolástica construída por São Tomás de Aquino?
- O que é o método escolástico?
- Por que a escolástica possui esse nome?
- Qual o principal representante da escolástica o que ele buscou provar e de que forma?
- O que é Patristica e Escolástica?
- Qual foi a origem da escolástica?
- Quem foi o principal filósofo da escolástica?
- Qual foi a segunda fase da escolástica?
- Qual a importância da escolástica no pensamento ocidental?

O que era a escolástica construída por São Tomás de Aquino?
A filosofia escolástica é uma vertente do pensamento filosófico produzido pelos intelectuais da chamada filosofia cristã. Essa vertente tem como principal representante Tomás de Aquino, que utiliza do pensamento aristotélico para pensar sobre questões inerentes à fé.
O que é o método escolástico?
O método escolástico consistia, basicamente, em dois gêneros de discussão filosófica, chamados Lectio e Disputatio. A Escolástica foi um período especialmente livresco, ou seja, um período completamente dado ao estudo e à leitura.
Por que a escolástica possui esse nome?
O período conhecido como escolástica perdurou até o fim da idade média e tem seu nome derivado da palavra latina "scholasticus", que significa "aquele que pertence a uma escola".
Qual o principal representante da escolástica o que ele buscou provar e de que forma?
O maior representante da Escolástica foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino conhecido como “Príncipe da Escolástica”. Além de ser uma corrente filosófica, a Escolástica pode ser considerada um método de pensamento crítico que influenciou as áreas do conhecimento das Universidades Medievais.
O que é Patristica e Escolástica?
Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.
Qual foi a origem da escolástica?
- Figura 2. O período conhecido como Escolástica perdurou até o fim da Idade Média e tem seu nome derivado da palavra latina “scholasticus”, que significa “aquele que pertence a uma escola”. Essa Filosofia cristã, que chamamos Escolástica, valia-se de um método embasado no estudo minucioso de determinadas obras, analisadas a exaustão.
Quem foi o principal filósofo da escolástica?
- São Tomás de Aquino foi o principal filósofo dessa corrente. Segundo ele, o segredo era racionalizar o pensamento cristão, ou seja, refletir sobre a aproximação entre a fé e a razão. Nascido na cidade italiana de Nápoles, Tomás de Aquino (1225-1274) foi um dos maiores representantes da Escolástica.
Qual foi a segunda fase da escolástica?
- Foi na segunda fase que apareceram os mais complexos sistemas filosóficos, ficando conhecida também como período tomista. Os principais nomes dessa fase são Tomás de Aquino e seu mestre Alberto Magno. A terceira fase foi caracterizada pelo início da decadência da Escolástica na Idade Média.
Qual a importância da escolástica no pensamento ocidental?
- Veremos também sua importância para o pensamento ocidental e sua influência em movimentos posteriores, assim como sua influência nos dias de hoje. A escolástica é parte da época que, por muito tempo, foi compreendida como a Idade das Trevas, mas que, na verdade, de trevas não teve nada.