adplus-dvertising

O que entra no cálculo do CUB?

Índice

O que entra no cálculo do CUB?

O que entra no cálculo do CUB?

Como calcular o CUB?

  • Bem, podemos simplificar o CUB como o resultado da soma dos custos de MATERIAIS, MÃO DE OBRA e EQUIPAMENTOS dividido pela ÁREA CONSTRUÍDA.
  • CUB = (MATERIAIS + MÃO DE OBRA + EQUIPAMENTOS) / ÁREA CONSTRUÍDA.

Qual o cuidado que temos que ter quando utilizamos o CUB?

O Custo Unitário Básico (CUB) da Construção Civil é usado para cálculos, avaliações e até em contratos. Mas deve-se ter em mente que este é um índice médio, regional, limitado e que portanto deve ser usado com cuidado para não colocar o profissional ou seu cliente em apuros.

O que é CUB é para que serve?

O Custo Unitário Básico (CUB) é um indicador utilizado na construção civil para se obter uma estimativa do custo de um projeto. Afinal esse cálculo serve de base para a avaliação de parte dos custos de construção das edificações.

Como calcular o reajuste do CUB?

Como calcular correção monetária pelo CUB-SP

  1. Acesse o programa e-Atualiza 2.0.
  2. Clique no botão Fazer novo cálculo.
  3. Informe o nome do cálculo (todos os cálculos ficam gravados no sistema, será através do nome do cálculo que você irá localizá-lo em uma consulta futura).

Como calcular o CUB de uma reforma?

Dados do CUB O parâmetro é feito por meio de um conjunto de projetos-padrão e os insumos básicos de uma obra. O CUB usa uma base de cálculos feita em projetos padronizados, dos quais utiliza detalhes sobre todos os materiais e serviços que são necessários para execução de uma obra, seja a construção ou uma reforma.

O que significa R16 no CUB?

R16 - N - Padrão Normal: Edifício com 16 pavimentos tipo. R16 - A - Padrão Alto: Edifício com 16 pavimentos tipo.

Por que o CUB deve ser utilizado?

  • É dessa forma que o CUB deve ser utilizado: para a garantia de uma estimativa mais precisa e que visa auxiliar a elaboração de projetos, orçamentos e cronogramas consistentes. É preciso considerar que, como este, existem outros cálculos, como o BDI, por exemplo, necessários para a realização de um bom projeto.

Qual o valor do CUB?

  • O CUB, valor R$/m², já é previamente estipulado pelo sindicato da construção (Sinduscon) de cada estado brasileiro. Para ter acesso, você precisa acessar o site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), totalmente voltado para o CUB.

Quais são os serviços e itens que podem diferir muito no Cub?

  • Já os serviços e itens que podem diferir muito em valor não são considerados no CUB. Verifique os principais serviços e itens da obra não contemplados no custo unitário básico: projetos de arquitetura e projetos complementares, tais como estrutural, elétrico, instalações hidrossanitárias; muros e portões.

Quais são os itens não incluídos no Cub?

  • Itens não incluídos no CUB… Você já deve suspeitar que o CUB não inclui todas as despesas que teríamos numa construção completa de uma edificação (seja uma casa, prédio ou galpão). Abaixo listo todas: Terreno, ITBI, IPTU, custos notariais, registro de incorporação, escrituras…

Postagens relacionadas: