O que dá ao capsídeo viral a sua simetria característica normalmente icosaédrica ou helicoidal e?
Índice
- O que dá ao capsídeo viral a sua simetria característica normalmente icosaédrica ou helicoidal e?
- Quais simetrias os vírus podem apresentar?
- O que são Capsômero e capsídeo?
- O que é o capsídeo dos vírus?
- Qual é a morfologia do vírus?
- Qual a morfologia de um vírus?
- Quais são as funções dos capsídeos?
- Qual o tipo de vírus de simetria complexa?
- Quais são as etapas da replicação viral?

O que dá ao capsídeo viral a sua simetria característica normalmente icosaédrica ou helicoidal e?
A simetria característica do capsídeo, icosaédrica ou helicoidal, se dá pelo agrupamento das proteínas virais. O conjunto do genoma e capsídeo é denominado nucleocapsídeo.
Quais simetrias os vírus podem apresentar?
ESTRUTURA DO VÍRUS Todos os vírus contêm um genoma de ácidos nuclêicos (RNA ou DNA) e uma capa protêica protetora (chamada capsídio). O genoma de ácido nuclêico mais a capa protêica protetora é chamado de nucleocapsídio que tem uma simetria icosaédrica, helicoidal ou complexa.
O que são Capsômero e capsídeo?
Capsómeros ou capsômeros são unidades formadoras de capsídeos. Essas unidades se agrupam ao redor do ácido nucleico. ... Os capsômeros possuem importante papel na preservação do material genético do vírus, seja ele constituído por RNA ou DNA. Envolvendo os capsômeros, temos o envelope viral.
O que é o capsídeo dos vírus?
O capsídeo, ou cápsula proteica, de um vírus é formado por muitas moléculas de proteínas (não apenas uma grande). As proteínas se juntam para formar unidades denominadas capsômeros, que juntas formam o capsídeo.
Qual é a morfologia do vírus?
Estes vírus podem apresentar formato esférico, filamentoso ou de "bala de revólver". O exemplo mais conhecido de vírus de morfologia complexa são os bacteriófagos (ou simplesmente, fagos). O fagos possuem partícula viral composta por uma "cabeça" (capsídeo), de simetria icosaédrica, e uma cauda helicoidal.
Qual a morfologia de um vírus?
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois suas manifestações vitais ocorrem apenas no interior do corpo de outros seres vivos. Quimicamente, são formados por DNA ou RNA e proteínas. Alguns exemplos de vírus que podem ser altamente letais são a raiva e a Aids.
Quais são as funções dos capsídeos?
- As principais funções dos capsídeos são proteger, transportar e entregar seu genoma viral. As propriedades mecânicas dos capsídeos devem ser adaptadas a essas tarefas.
Qual o tipo de vírus de simetria complexa?
- A simetria helicoidal, por sua vez, apresenta o capsídeo com formato de hélice, como é caso do vírus da raiva e da gripe. Por fim, o vírus de simetria complexa apresenta uma morfologia bastante distinta que não se encaixa em nenhum dos outros tipos. O exemplo mais típico desse tipo de vírus são os bacteriófagos.
Quais são as etapas da replicação viral?
- Ao atingir uma célula e parasitá-la, uma série de processos ocorre até que o vírus consiga fazer com que a célula trabalhe a seu favor. De uma maneira geral, podemos dividir a replicação viral nas seguintes etapas: 1- Adsorção: Etapa em que o vírus liga-se à receptores de membrana na célula hospedeira;