O que falar quando uma criança morre?

O que falar quando uma criança morre?
A maneira de lidar com o sofrimento de forma construtiva não é evitá-lo, e sim favorecer a conversa, compartilhando os sentimentos. A criança percebe quando ocorreu uma morte, e não falar sobre ela pode provocar medo, insegurança. O uso de metáforas para explicar a morte deve ser evitado.
Como entender a morte de uma criança?
A morte de um filho é geralmente descrita como um dos acontecimentos mais dolorosos da vida de alguém. O sofrimento vivido pelos pais, independentemente da idade do seu filho morto, é dilacerante. Se comparado à dor sentida pela morte de uma outra pessoa da família, é extraordinariamente intenso.
Como dar notícia de falecimento para crianças?
Até lá, você pode falar sobre o assunto de diversas formas. Até os 7 anos a criança cria fantasias e isso ajuda a elaborar seu mundo interno. Por isso, para falar sobre a morte os pais podem contar histórias, por exemplo, ou usar metáforas, como dizer para uma criança pequena que a pessoa virou uma estrela no céu.
Como entender a morte de alguém?
A morte causa uma dor irreparável, é como se fosse uma ferida profunda que se abre no peito e leva um tempo para cicatrizar, e este tempo varia de pessoa para pessoa, das estratégias de enfrentamento, da resiliência, do modo como encara o fato, etc., a certeza que se tem diante desse ferimento é que ele cicatriza, e ...
Como trabalhar o luto na educação infantil?
Confira a seguir, 6 dicas para trabalhar situações de luto com seus alunos:
- Seja verdadeiro. ...
- Observe o aluno que está sofrendo com a perda. ...
- Use o lúdico para acessar a criança. ...
- Trabalhe filmes e textos sobre o tema. ...
- Abra espaço para que todos compartilhem os sentimentos. ...
- Peça ajuda aos colegas.