Que dizem os filósofos Pós-modernos sobre as pretensões da razão?
Índice
- Que dizem os filósofos Pós-modernos sobre as pretensões da razão?
- Quais são as características da Pós-modernidade que leva a essas crises?
- O que pensavam os filósofos Pós-modernos?
- O que é pós-modernismo?
- Quais são os principais pensadores Pós-modernos?
- O que caracteriza a modernidade e a Pós-modernidade?
- Quais os principais valores da Pós-modernidade?
- O que caracteriza o pensamento Pós-moderno?

Que dizem os filósofos Pós-modernos sobre as pretensões da razão?
Muitas reivindicações pós-modernas são um repúdio deliberado de certos valores iluministas do século XVIII. Tal pós-modernista acredita que não há uma realidade natural objetiva, e que lógica e razão são meras construções conceituais que não são universalmente válidas.
Quais são as características da Pós-modernidade que leva a essas crises?
As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...
O que pensavam os filósofos Pós-modernos?
Entre as características do chamado pensamento pós-moderno está o irracionalismo, o antifundacionismo (a impossibilidade de se fundamentar a filosofia em um princípio universal) e o relativismo. Alguns dos filósofos mais influentes no pensamento pós-moderno são Nietzsche, Heidegger e Wittgenstein.
O que é pós-modernismo?
O pós-modernismo é um movimento artístico, filosófico e cultural da contemporaneidade e é caracterizado pelas mudanças científico-tecnológicas, disseminação dos meios de comunicação social e uso desenfreado das tecnologias.
Quais são os principais pensadores Pós-modernos?
Os considerados pensadores pós-modernos (Foucault, Derrida, Deleuze, Lyotard, entre outros) seriam, cada qual a seu modo, desesperançosos com a ideia de que a razão técnico-científica pudesse de fato enriquecer a vida diária dos indivíduos das grandes cidades e lhes possibilitar se libertar dos entraves do mito, da ...
O que caracteriza a modernidade e a Pós-modernidade?
Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.
Quais os principais valores da Pós-modernidade?
Segundo Barth (2007), o homem pós-moderno configura-se na pluralidade, novidade, secularização, irracionalidade e imersão no universo. Quanto à ideologia presente na vida do homem pós-moderno, algumas questões são apontadas por ele, como o materialismo, o hedonismo, o consumismo e o relativismo.
O que caracteriza o pensamento Pós-moderno?
PENSAMENTO PÓS-MODERNO E A RENÚNCIA DA TOTALIDADE. O pensamento pós-moderno, que se afirma como contrário, negação, em relação às ideias e categorias da modernidade, de certo, assim como a modernidade burguesa, constitui-se a partir de um momento histórico da sociedade capitalista.