Quais são os fundamentos da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire?
Índice
- Quais são os fundamentos da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire?
- Quais os saberes docentes necessários à prática educativa de acordo com Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia?
- Será que o desenvolvimento da autonomia é uma responsabilidade da educação superior?
- Qual a etimologia da autonomia?
- Qual a importância de dar criticidade e autonomia para o aluno?
- Por que a educação tem a sua natureza pedagógica?

Quais são os fundamentos da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire?
Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia, enfoca a pedagogia fundamentada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando. ... A prática pedagógica exige pesquisa, respeito e criticidade. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensinar. É o que o autor denomina de “curiosidade epistemológica”.
Quais os saberes docentes necessários à prática educativa de acordo com Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia?
Na sua visão os saberes são formados pelo saber disciplinar, saber curricular, saber das ciências da educação, saber da tradição pedagógica, saber experiencial e saber da ação pedagógica.
Será que o desenvolvimento da autonomia é uma responsabilidade da educação superior?
- Também é preciso considerar que o desenvolvimento da autonomia é um processo que acontece ao longo da vida e não uma particularidade ou responsabilidade da Educação Superior.
Qual a etimologia da autonomia?
- Partindo da etimologia da palavra, autonomia é um termo de origem grega, composta de αuτο (auto = “próprio”) e νόμος (nomos = “lei”) e designa a capacidade de fazer as próprias escolhas, tomar as próprias decisões sem influências ou condicionamentos externos.
Qual a importância de dar criticidade e autonomia para o aluno?
- Ele chama para uma reflexão sobre a importância de dar criticidade e autonomia para o aluno desenvolver seu aprendizado. Para isso, ao longo do seu livro, Paulo Freire traz diversas propostas de práticas pedagógicas.
Por que a educação tem a sua natureza pedagógica?
- Freire salienta que a educação tem a política como uma característica inerente à sua natureza pedagógica, e alerta para a necessidade de nos precavermos dos discursos ideológicos, dos quais a educação também faz parte, pois ameaçam confundir a curiosidade, além de distorcer a leitura e interpretação dos fatos e acontecimentos.