adplus-dvertising

O que significa a palavra foucaultiana?

Índice

O que significa a palavra foucaultiana?

O que significa a palavra foucaultiana?

1. Foucaultiana. Flexão do adjetivo foucaultiano, que se diz daquilo que é relativo a Foucault ou aos seus ensinos. Esse é uma teoria foucaultiana.

Quais são as teorias do poder de Foucault?

Com efeito, a análise do poder em Foucault desdobra-se em três planos: aquele das relações estratégicas, ou seja, das relações de poder; as relações de dominação e entre as duas as técnicas de governo. O poder atravessa o campo social e tem efetividade nessas três possibilidades.

O que é a teoria do poder?

A obra Teoria do Poder discute tópicos fundamentais produzidos pela reflexão sobre o poder do Estado moderno, discutindo a evolução das ideias e das instituições que moldam o Estado moderno e refletindo sobre o absolutismo, o liberalismo e a crítica radical marxiana.

Qual foi a obra de Foucault?

  • Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referência em uma grande abrangência de campos do conhecimento. Em seus estudos de investigação histórica, o filósofo tratou diretamente das escolas e das idéias pedagógicas na Idade Moderna.

Quem é Michel Foucault?

  • Michel Foucault é um filósofo francês, nascido em Poitiers no ano de 1926 e morto em 1985. Suas idéias são baseadas na teoria de Friedrich Nietzsche, sendo que este último inspirou Foucault no que diz respeito ao estudo que tem como método a genealogia (que estuda a origem de termos/conceitos).

Quais são os conceitos operados por Foucault?

  • A contestação e a revisão de conceitos operadas por Foucault criaram a necessidade de refazer percursos históricos. Não é sobre os governos e as nações que ele concentra seus estudos, mas sobre os sistemas prisionais, a sexualidade, a loucura, a medicina etc. Três fases se sucederam em sua obra.

Quem era o pai de Foucault?

  • O pai de Foucault era cirurgião e professor de anatomia, e os seus avôs (tanto o paterno quando o materno) também eram cirurgiões, o que mostra que a medicina sempre esteve presente na sua educação e formação. Porém, o jovem passou a interessar-se por história, o que decidiu o restante de sua carreira.

Postagens relacionadas: