O que afirma o teorema da energia cinética?
Índice
- O que afirma o teorema da energia cinética?
- O que diz o teorema da energia cinética e sua fórmula?
- Quando usar teorema da energia cinética?
- Qual é a definição de energia cinética?
- Qual o teorema fundamental da energia e o que significa?
- Como o trabalho pode ser transformado em energia cinética?
- Como diminuir a energia cinética e a energia potencial?
- Qual a variação da energia cinética?
- Quando a energia cinética é diminuída?
- Qual a energia cinética de um móvel?

O que afirma o teorema da energia cinética?
De acordo com o Teorema da Energia Cinética, o trabalho realizado sobre um objeto é exatamente igual à variação da energia cinética sofrida por ele. Desse modo, à medida em que uma força é aplicada a favor do movimento de um corpo, há aumento de velocidade, que leva ao aumento de energia cinética.
O que diz o teorema da energia cinética e sua fórmula?
O teorema da energia cinética é expresso pela fórmula Tab = Ecf – Eci, onde: Tab – trabalho em joules associado a um objeto, sendo delimitado de um ponto “a” até um ponto “b”; Ecf – valor em joules da energia cinética final do objeto; Eci – valor em joules da energia cinética inicial.
Quando usar teorema da energia cinética?
Teorema da Energia Cinética Para que um corpo sofra uma variação na sua velocidade, é necessário que um trabalho seja realizado sobre ele. Essa variação na velocidade do corpo faz com que sua energia cinética varie.
Qual é a definição de energia cinética?
Energia cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento. A energia cinética é uma grandeza física escalar, cuja unidade de medida, de acordo com as unidades do SI, é o joule. A energia cinética é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo.
Qual o teorema fundamental da energia e o que significa?
O Teorema Trabalho-energia cinética Enunciado: O trabalho realizado pela força resultante que atua sobre um corpo é igual a variação da energia cinética do corpo.
Como o trabalho pode ser transformado em energia cinética?
O Trabalho da resultante das forças agentes em um corpo, em determinado deslocamento, mede a variação de energia cinética ocorrida nesse deslocamento. - Se a resultante realiza um trabalho motor (τ > 0), a energia cinética aumenta. - Se a resultante realiza um trabalho resistente (τ < 0), a energia cinética diminui.
Como diminuir a energia cinética e a energia potencial?
- Quando há acréscimos a uma das duas, a outra diminui à mesma medida, de modo que a sua soma é sempre constante. Entretanto, em sistemas dissipativos, nos quais existem forças aplicadas na resistência do ar, a energia cinética e a energia potencial podem sofrer reduções.
Qual a variação da energia cinética?
- O trabalho é igual a variação da energia cinética. Essa variação pode ser calculada diminuindo-se o valor da energia cinética final da energia cinética inicial: ∆E c = E cf - E ci
Quando a energia cinética é diminuída?
- A energia cinética de um corpo pode ser diminuída em dois casos: quando ela é estocada em forma de energia potencial, elástica ou gravitacional, por exemplo; ou quando há forças dissipativas capazes de transformá-la em outras formas de energia, como faz a força de atrito, que transforma a energia cinética em energia térmica.
Qual a energia cinética de um móvel?
- Questão 2) Sabe-se que a energia cinética de um corpo é de 2000 J e que a sua massa é de 10 kg. Determine a velocidade com que esse corpo se move e assinale a alternativa correta. Para resolvermos o exercício, basta aplicarmos os dados informados na fórmula de energia cinética: Questão 3) Um móvel apresenta energia cinética E e velocidade v.