Quais são os fatores de risco que podem desencadear o transtorno bipolar?
Índice
- Quais são os fatores de risco que podem desencadear o transtorno bipolar?
- Qual é o efeito da maconha em quem tem transtorno bipolar?
- Porque o transtorno bipolar não tem cura?
- O que é transtornos bipolar e quais são os principais fatores associados ao transtorno?
- Quais as principais complicações do transtorno afetivo bipolar?
- Qual o tratamento de primeira linha para a doença bipolar?
- Qual a irritabilidade de uma pessoa bipolar?
- Como identificar uma pessoa bipolar?
- Como a pessoa com bipolar II pode negar que algo está errado?

Quais são os fatores de risco que podem desencadear o transtorno bipolar?
Fatores de Risco
- histórico familiar da doença;
- estresse intenso;
- uso e abuso de drogas recreativas e/ou álcool;
- mudanças de vida e experiências traumáticas;
- ter entre 15 e 25 anos, uma vez que homens e mulheres possuem as mesmas chances de desenvolver a doença.
Qual é o efeito da maconha em quem tem transtorno bipolar?
Ouça em voz altaPausarEfeitos sobre a saúde mental O comitê encontrou evidências moderadas de aumento dos sintomas de mania e hipomania em pacientes com transtorno bipolar que usam cannabis regularmente, e havia evidências de um aumento na incidência de ideação suicida e tentativas de suicídio com o consumo intenso.
Porque o transtorno bipolar não tem cura?
Ouça em voz altaPausarO transtorno bipolar não tem cura, ou seja, não há nenhum método que elimine completamente os sintomas do quadro com a garantia de que eles não voltarão. Apesar disso, há tratamento para que a doença seja controlada e o paciente consiga ter uma vida normal.
O que é transtornos bipolar e quais são os principais fatores associados ao transtorno?
Ouça em voz altaPausarCaracterizam-se por episódios de mania e depressão que podem se alternar, embora a maioria dos pacientes tenha predominância de um ou do outro. A causa exata é desconhecida, mas hereditariedade, mudanças nos níveis cerebrais de neurotransmissores e fatores psicossociais podem estar envolvidos.
Quais as principais complicações do transtorno afetivo bipolar?
Ouça em voz altaPausarIdeias descoordenadas, associado a desvio da atenção e fala compulsiva; Irritabilidade e Impaciência; Gastos descontrolados de dinheiro; Delírios e alucinações.
Qual o tratamento de primeira linha para a doença bipolar?
- A escolha do tratamento de primeira linha pode ser diferente para os sujeitos que desenvolveram a doença bipolar depois dos 50 anos – o que representa cerca de 10% da população diagnosticada com a doença. Depois de viver com depressão, desde os seus 20 nos, Kathy teve o seu primeiro episódio hipomaníaco há quatro anos atrás, tinha 59 anos.
Qual a irritabilidade de uma pessoa bipolar?
- Uma pessoa bipolar que apresenta sintomas maníacos e depressivos ao mesmo tempo, manifestam uma irritabilidade extrema. Esta irritabilidade chega a ser, em algumas ocasiões, tão forte que interfere nas relações com as outras pessoas na vida do paciente.
Como identificar uma pessoa bipolar?
- Os sintomas de bipolaridade são tão extremos que podem afetar as relações dos afetados com as outras pessoas, assim como a realização das atividades diárias. No seguinte artigo de Psicologia-Online, explicamos detalhadamente quais são todos os sintomas e sinais que explicam como identificar uma pessoa bipolar.
Como a pessoa com bipolar II pode negar que algo está errado?
- Embora uma pessoa com bipolar tipo II possa negar que algo está errado, seus parentes podem perceber que ela está agitada demais ou estranhamente otimista. O transtorno bipolar II é por vezes confundido com depressão porque os períodos hipomaníacos são mais difíceis de detectar.