Onde os animais respiram?

Onde os animais respiram?
Nos animais mais complexos, existem estruturas capazes de atuar na captação de oxigênio, tais como pele, traqueias, brânquias e pulmões. ... Quando um animal respira pela pele, dizemos que ele tem uma respiração cutânea. Esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo através de um mecanismo conhecido por difusão.
Quais são os animais que respiram por brânquias?
Peixes, alguns moluscos e crustáceos são exemplos de seres vivos que possuem respiração do tipo branquial.
Qual o tipo de respiração que os animais possuem?
- Respiração pulmonar: a que é realizada através dos pulmões. Estes podem variar anatomicamente entre as espécies animais. Da mesma forma, alguns animais têm apenas um pulmão, enquanto outros têm dois. Respiração branquial: é o tipo de respiração que a maioria dos peixes e animais marinhos possui.
Como ocorre a respiração pulmonar em animais?
- A respiração pulmonar ocorre em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nesse último grupo, a respiração pulmonar ocorre juntamente à respiração cutânea. A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas.
Quais animais fazem a respiração cutânea?
- A superfície do corpo dos anfíbios possui um mecanismo chamado difusão, por onde entra o ar e vai para os vasos sanguíneos, que ficam muito próximos à pele. Outros animais que fazem respiração cutânea são os moluscos, platelmintos, nematoides e anelídeos.
Qual é a respiração?
- A respiração pode ser definida como um processo em que ocorre a troca gasosa entre o meio e o organismo. Essa troca é importante porque garante o fornecimento de oxigênio para as células realizarem seus processos metabólicos e a retirada de gás carbônico do organismo.