Quais os animais que têm respiração branquial?

Quais os animais que têm respiração branquial?
Peixes, alguns moluscos e crustáceos são exemplos de seres vivos que possuem respiração do tipo branquial.
Quais são os animais que têm respiração cutânea?
Este tipo de respiração é observada em diversos tipos de animais, como insetos, protozoários, anelídeos (minhocas, sanguessugas, poliquetas), platelmintos (Taenia solium), cnidários (medusas e águas-vivas), espongiários (poríferos) e anfíbios.
Como ocorre a respiração nos peixes?
- Para que a respiração ocorra nos peixes, é necessário que a água entre pela boca e saia pelas brânquias, obedecendo a um fluxo unidirecional. Inicialmente a água entra na cavidade bucal e segue em direção aos filamentos branquiais.
Como é feita a respiração branquial?
- Esse tipo de respiração é feita por meio de um órgão ricamente vascularizado chamado de brânquia. É nas brânquias que acontece a troca de gases entre o corpo do animal e água. A respiração branquial é realizada por peixes, crustáceos, moluscos e também vários anelídeos.
Como funcionam as brânquias de peixes?
- As brânquias de peixes e caranguejos ajudam na regulação osmótica, mas neste casos é bastante claro que elas também possuem como função principal a respiração. Em um teleósteo(peixes) as brânquias vão consistir de vários arcos branquiais de cada lado. Cada arco vai possuir duas fileiras de filamentos.
Quais as alternativas de água na respiração dos peixes?
- Analise as alternativas seguintes e marque aquela que indica corretamente o local de entrada e saída da água na respiração dos peixes. a) A água entra pela boca e sai pelas brânquias. b) A água entra pelas narinas e sai pelas brânquias. c) A água entra pela boca, passa pelas brânquias e sai pelas narinas.