O que o Catecismo fala sobre o matrimônio?

O que o Catecismo fala sobre o matrimônio?
Resumindo, segundo o Catecismo da Igreja Católica, desde o princípio da humanidade, o Matrimônio é uma instituição natural estabelecida pelo próprio Criador, e que, desde Jesus Cristo, é além disso, para os batizados, um Sacramento.
O que Jesus falou sobre o sacramento do matrimônio?
E para arrimar sua opinião, Jesus invoca a primeira página da Bíblia, bem anterior à “jurisprudência” de Moisés: Deus os criou homem e mulher, o homem deixará pai e mãe, os dois serão uma só carne – uma só realidade humana – e o que Deus uniu o homem não separe (1ª leitura).
Qual a diferença entre casamento e sacramento do matrimônio?
A palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimônio/matrimónio tem origem no radical mater ("mãe"), seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio". Também pode ser proveniente do termo do latim medieval casamentu.
O que é o matrimônio?
substantivo masculino União feita de maneira voluntária entre duas pessoas que, estabelecida pela a lei, caracteriza a origem de uma família. União entre uma mulher e um homem e relação estabelecida entre os mesmos: eles vivem em legítimo matrimônio. Etimologia (origem da palavra matrimônio). Do latim matrimonium.
O que Jesus Cristo fala sobre o casamento?
“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Quem instituiu o sacramento do matrimônio?
Jesus O matrimônio é um sacramento porque foi instituído por Jesus, recebeu sua eficácia pelo Seu sangue na cruz e expressa a relação esponsal Dele com a Igreja.