O que diz o Código de Ética de Enfermagem sobre a eutanásia?
Índice
- O que diz o Código de Ética de Enfermagem sobre a eutanásia?
- Qual o papel do técnico de enfermagem quanto à eutanásia?
- Quais os profissionais que podem realizar a eutanásia?
- Qual a importância do sigilo profissional para o paciente em relação a sua eutanásia?
- O que é ortotanásia?
- O que é a prática da eutanásia?
- Qual o conceito de eutanásia?
- Por que a eutanásia é considerada como homicídio?
- Será que a eutanásia vai de encontro com ética de enfermagem?
- Qual seria a eutanásia eugênica?

O que diz o Código de Ética de Enfermagem sobre a eutanásia?
No Código de Ética de Enfermagem brasileira, artigo 29, que diz respeito às relações com a pessoa, família e coletividade, é estritamente proibido promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.
Qual o papel do técnico de enfermagem quanto à eutanásia?
Conforme o Código de Ética de Enfermagem (2017), o art. 29 menciona que o profissional enfermeiro é proibido de promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente; o art. 74 refere a proibição de promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa, e o art.
Quais os profissionais que podem realizar a eutanásia?
A eutanásia é permitida desde 2002. Os médicos podem ajudar o paciente a morrer desde que ele tenha uma condição irreversível, em sofrimento mental e físico constante. A relação entre o médico e o paciente precisa ser longa, e é preciso que o paciente manifeste desejo de morrer.
Qual a importância do sigilo profissional para o paciente em relação a sua eutanásia?
Assim, podemos entender que o sigilo médico garante ao paciente integridade de que as informações fornecidas serão usadas apenas para o seu próprio tratamento, e que ele continua tendo total liberdade para confidenciar essas informações para quem ele desejar ou não.
O que é ortotanásia?
Ortotanásia é o nome dado à conduta que os médicos tomam quando — ao ver que o estado clínico do paciente é irreversível e que sua morte é certa — permitem que o paciente faleça, a fim de poupar-lhe mais sofrimento.
O que é a prática da eutanásia?
A eutanásia é uma forma de tratamento de pacientes portadores de doenças incuráveis, cujo objetivo é garantir a essas pessoas uma morte mais humanizada, com menos sofrimento.
Qual o conceito de eutanásia?
- Sendo eutanásia um conceito muito vasto, distinguem-se aqui os vários tipos e valores intrinsecamente associados: eutanásia , distanásia , ortotanásia , a própria morte e a dignidade humana.
Por que a eutanásia é considerada como homicídio?
- Em outros, dentre eles o Brasil, a prática da eutanásia é entendida como homicídio (GOLDIM, 2003). No Brasil, a eutanásia é vista como uma pratica delituosa, como homicídio. Embora ela não esteja exposta de forma direta e objetiva no código penal brasileiro em vigência.
Será que a eutanásia vai de encontro com ética de enfermagem?
- Concluiu que a eutanásia vai de encontro com ética dos enfermeiros, que a sua pratica atualmente não pode ser argentada com forma de alivio para o paciente terminal ou vegetativo pois a medicina avançou muito na questão de prolongar ávida deste paciente. Palavras-Chave: Eutanásia, Ética de enfermagem e Código de ética de enfermagem.
Qual seria a eutanásia eugênica?
- A eutanásia eugênica seria uma prática desvirtuada da eutanásia, já que tem intenções racistas, ou de cunho discriminatório (O termo 'eugenia' é usado normalmente para referir-se a processos voltados à seleção de caracteres hereditários).