O que é a teoria de Arrhenius?

O que é a teoria de Arrhenius?
A teoria de Arrhenius baseava-se no comportamento de ácidos e bases em água, formando soluções aquosas. Esse cientista observou que determinadas substâncias, quando colocadas em contato com a água, liberavam íons que tornavam a solução eletrolítica, ou seja, condutora de eletricidade.
Qual é a limitação da teoria de Arrhenius?
Segundo a teoria de Arrhenius, base é toda a substância que, em solução aquosa, liberta iões hidróxido (OH-). ... Outra limitação da teoria de Arrhenius é não poder explicar a neutralização dos ácidos em solventes não aquosos.
Por que a teoria de Arrhenius classifica a água pura como neutra?
Qualquer solução em que as concentrações de H3O+ e OH- se igualam, é considerada como neutra. Absolutamente, a água pura é neutra, apesar de que caso traços de impurezas afetem a concentração desses íons a água não mais será neutra.
Como podemos identificar um ácido e uma base de Arrhenius?
De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
Quais as falhas da teoria de Arrhenius?
A teoria de Arrhenius, apesar de muito aceita, apresentava falhas. Uma dessas falhas é que não levava em consideração o papel do solvente, ou seja, não levavam em conta as substâncias que não tinham (H) ou (OH) em suas fórmulas, mas produziam reações ácidas ou básicas.