Que tipo de educação era defendida por Paulo Freire?

Que tipo de educação era defendida por Paulo Freire?
O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. ... O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Qual a importância de Paulo Freire para a educação brasileira?
Paulo Freire, reconhecido como Patrono da Educação Brasileira pela Lei Nº 12.612, de 13 de abril de 2012, é uma figura emblemática na luta contra a opressão e pelo desenvolvimento da criticidade do pensar e merece, portanto, a rememoração de seus ideais, mais atuais do que nunca.
Quem é Paulo Freire?
- Paulo Freire (1921-1997) foi um dos mais célebres educadores brasileiros. Mesmo assim, seu pensamento, que defende a Educação para consciência crítica e transformação do mundo, é alvo constante de julgamentos.
Qual o método de Paulo Freire?
- Em seu método, Paulo Freire propunha a exploração de tudo: palavras, frases, ditos, modos peculiares de falar, de contar o mundo. Isto visava revelar o mundo vivido pelos analfabetos. Desta forma, resultava num sucesso total.
Qual a pedagogia de Paulo Freire?
- Mensagens que refletem a pedagogia de Paulo Freire. Paulo Freire acreditava que a educação não poderia ser neutra, mas sim uma ferramenta de “prática pela liberdade” em que as pessoas, sendo educadas de forma crítica, poderiam transformar a sua realidade e participar da construção do mundo.
Por que Paulo Freire foi publicado no Brasil?
- Em razão da rixa política entre a ditadura militar e o socialismo cristão de Paulo Freire, ele não foi publicado no Brasil até 1974, quando o general Geisel assumiu a presidência do país e iniciou o processo de abertura política.