O que diz a lei sobre o trabalho infantil no Brasil?
Índice
- O que diz a lei sobre o trabalho infantil no Brasil?
- Por que o trabalho infantil é crime?
- Em que ano foi criada a lei do trabalho infantil?
- O que significa egresso de trabalho infantil?
- Em que situações ocorre a presença do trabalho infantil?
- Porque o trabalho infantil é uma realidade no Brasil?
- Como é considerado o trabalho infantil?
- Será que o trabalho infantil é ilegal?
- Será que o trabalho infantil é considerado crime?
- Quais são os dados sobre a luta contra o trabalho infantil?

O que diz a lei sobre o trabalho infantil no Brasil?
Hoje a Constituição proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 anos.
Por que o trabalho infantil é crime?
Ele é diretamente prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental, podendo: Interferir em seu aprendizado; Privar as crianças de frequentarem a escola ou obrigá-las a abandonar os estudos prematuramente; Exigir que a criança concilie um trabalho excessivamente longo e pesado com a frequência escolar.
Em que ano foi criada a lei do trabalho infantil?
Foi ratificada pelo Brasil e aprovada por meio do Decreto Legislativo nº 179, de 14 de dezembro de 1999, entrando em vigor no Brasil somente em 28 de junho de 2002.
O que significa egresso de trabalho infantil?
São os realizados por crianças e adolescentes frequentemente admitidos pela sociedade, como o comerciante ambulante, o guardador de carros e o guia turístico, tornando o trabalho na infância invisível, aumentando seu ciclo de aceitação.
Em que situações ocorre a presença do trabalho infantil?
Pobreza, má qualidade da educação e questões culturais são algumas das causas do trabalho infantil. A entrada da criança e do adolescente no mercado de trabalho pode estar ou não relacionado ao perfil familiar, mas ainda faz parte da cultura brasileira.
Porque o trabalho infantil é uma realidade no Brasil?
País tem 2 milhões de menores exercendo atividades muitas vezes degradantes e que lhes negam direitos garantidos por lei. Realidade está essencialmente ligada à pobreza e à herança escravocrata, dizem especialistas. Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham em todo o país.
Como é considerado o trabalho infantil?
- É considerado trabalho infantil aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a permitida, para admissão ao emprego. No caso do Brasil, o artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal (CF) determina que:
Será que o trabalho infantil é ilegal?
- Dando um spoiler sobre a pergunta do título: o trabalho infantil é ilegal sim, mas não é crime (ainda). Muito se tem discutido sobre a importância da aprendizagem profissional para a formação de crianças e adolescentes. No Brasil, atualmente, temos exemplos muito interessantes, como a Lei do Jovem Aprendiz.
Será que o trabalho infantil é considerado crime?
- O trabalho infantil é ou não considerado crime? Considerando que, além do ECA e da CLT, a nossa CF traz a proibição de qualquer trabalho para menores de 14 (catorze) anos, o trabalho infantil é considerado ilegal, sendo passível de processos judiciais e punições legais.
Quais são os dados sobre a luta contra o trabalho infantil?
- Fica claro o progresso do nosso país quando são observados os dados concretos sobre a luta contra o trabalho infantil. O número de jovens entre 5 e 17 anos trabalhando diminuiu, desde 19, de 8.423.44 para 5.482.515, ou seja, a quantidade de menores trabalhadores caiu cerca de 34,9%.