Onde a indiazinha Mani foi sepultada nascer um pé de?
Índice
- Onde a indiazinha Mani foi sepultada nascer um pé de?
- Como a lenda explica o surgimento da mandioca?
- O que aconteceu com Mani depois que ela já estava crescida?
- O que nasceu onde Mani foi sepultada?
- Qual a história da mandioca?
- Qual a origem da mandioca no folclore brasileiro?
- Qual a diferença entre mandioca brava e doce?

Onde a indiazinha Mani foi sepultada nascer um pé de?
Triste com a perda, sua mãe enterrou Mani dentro da sua oca e suas lágrimas umedeciam a terra tal como se estivesse sendo regada. Dias depois, nesse mesmo local nasceu uma planta, diferente de todas as que conhecia, a qual ela passou a cuidar.
Como a lenda explica o surgimento da mandioca?
Os pássaros que comeram os frutos se embriagaram, e este fenômeno, desconhecido dos índios, aumentou-lhes a superstição pela planta. A terra afinal fendeu-se; cavaram-na e julgaram reconhecer no fruto que encontraram o corpo de Mani. Comeram-no, e assim aprenderam a usar da mandioca.
O que aconteceu com Mani depois que ela já estava crescida?
Ela foi escolhida por Tupã para fazer um bem valioso para toda tribo. Certa manhã, já crescida, Mani saiu para colher frutos e desapareceu. Todos da tribo a procuraram, mas a busca foi em vão. Só uma cesta com frutos foi encontrada.
O que nasceu onde Mani foi sepultada?
O pajé de uma aldeia tem um sonho com uma planta desconhecida, e sabe que é uma profecia. Logo depois, nasce Mani, uma menina de pele branca, como nenhum índio jamais tinha visto. A indiazinha morre misteriosamente e, na terra onde é enterrada, nasce uma planta, cuja raiz é tão branca quanto a pele da menina.
Qual a história da mandioca?
- A lenda da mandioca conta a história de uma pequena índia, alegre e feliz, muito amada pela tribo Tupi-guarani, onde vivia a indiazinha Mani. A pequena Mani era diferente dos outros índios, era branca, neta do grande cacique da aldeia, que não ficou feliz com a gravidez de sua filha, já que não era casada.
Qual a origem da mandioca no folclore brasileiro?
- O folclore brasileiro é muito rico em lendas e mitos, e a lenda da mandioca, de origem indígena, é uma delas. Essa lenda conta a história da origem desse alimento tão nutritivo e importante para a alimentação do povo indígena.
Qual a diferença entre mandioca brava e doce?
- Muda o lugar, muda o nome, muda a receita, mas o ingrediente é o mesmo e serve de base para delícias que compõem a nossa riquíssima culinária. Há a mandioca brava, que não pode ser consumida in natura, e a doce, ou mansa. O que difere as duas é a quantidade de ácido cianídrico (substância tóxica) existente.