Pode o condomínio proibir o trânsito ou a permanência de animais nas áreas comuns?
Índice
- Pode o condomínio proibir o trânsito ou a permanência de animais nas áreas comuns?
- Pode ter cachorro em condomínio?
- Pode ter pet em apartamento?
- O que fazer com gatos soltos no condomínio?
- Será que poderia o condomínio proibir animais domésticos nas unidades autônomas bem como impedir a utilização das áreas comuns em razão do não pagamento das taxas condominiais?
- O que o condomínio não pode proibir?
- Qual o limite de animais do condomínio?
- Qual o direito de propriedade de animais em condomínios?
- Qual é a convivência com animais em condomínio?
- Como o Código Civil aborda a questão dos animais em condomínio?

Pode o condomínio proibir o trânsito ou a permanência de animais nas áreas comuns?
O condomínio pode regulamentar dentro dos limites legais, como se dará a permanência, trânsito e convivência desses animais, jamais proibir. ... - O condomínio pode estabelecer regras limitativas do direito de vizinhança, conforme autoriza a Lei 4591/64.
Pode ter cachorro em condomínio?
Em maio de 2019, a Justiça decidiu que a convenção condominial não pode proibir animais em condomínios. ... Fica liberado, portanto, o deslocamento do animal da unidade condominial até a saída — desde que utilizando coleira e guia.
Pode ter pet em apartamento?
A lei brasileira, ao contrário do que muitos pensam, é muito clara quanto a ter cachorro em apartamento. Nossa Constituição Federal assegura ao cidadão o direito de propriedade, ou seja, de ter animais de estimação em sua residência, contanto que isso não coloque em risco a integridade física dos outros condôminos.
O que fazer com gatos soltos no condomínio?
Por isso, os animais de rua no condomínio devem ser levados para ONGs que possam receber os gatos e cachorros e coloca-los para a adoção. Outra solução é, antes de levá-los para a ONG, é oferecer os bichinhos para os moradores do prédio.
Será que poderia o condomínio proibir animais domésticos nas unidades autônomas bem como impedir a utilização das áreas comuns em razão do não pagamento das taxas condominiais?
Em virtude de todo o exposto, temos que o condomínio pode sim proibir a criação de animais no condomínio, entretanto, esta vedação não pode ser generalizada, devendo expor em sua Convenção quais os animais proibidos e o motivo de sua proibição.
O que o condomínio não pode proibir?
O condomínio não pode proibir a utilização de áreas comuns e elevadores por profissionais da saúde, que estão suscetíveis à contaminação do coronavírus, em decorrência da disposição prevista no art. 1.331 do Código Civil.
Qual o limite de animais do condomínio?
- No caso de frações autónomas em regime de propriedade horizontal, o regulamento do condomínio pode estabelecer um limite de animais inferior ao previsto no número anterior.
Qual o direito de propriedade de animais em condomínios?
- Atualmente, a legislação brasileira não versa expressamente sobre o direito de propriedade de animais em condomínios. Porém, o inciso II do artigo 5 da Constituição Federal diz que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".
Qual é a convivência com animais em condomínio?
- A convivência com animais em condomínio é uma discussão antiga e recorrente. Foi pensando nisso que produzimos este conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, principalmente em termos legais. Os animais de estimação, destacando-se os cachorros, certamente são uma das principais razões para os conflitos em condomínio.
Como o Código Civil aborda a questão dos animais em condomínio?
- Como o código civil aborda a questão dos animais em condomínio? Segundo o Código, um dos deveres dos condôminos é não utilizar o espaço condominial de forma prejudicial ou perigosa ao “sossego, salubridade e a segurança dos demais condôminos”.