Quais são as duas principais teorias de Lamarck?

Quais são as duas principais teorias de Lamarck?
O lamarckismo é uma teoria evolutiva proposta por Lamarck e baseia-se em dois princípios básicos: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas.
Quais eram as teorias de Lamarck?
- Quando proposto, as teorias de Lamarck foram bastante rejeitadas pela comunidade científica da época. Ainda não sabiam sobre as questões envolvendo heranças genéticas e todas as espécies eram vistas como imutáveis, ou seja, suas características eram as mesmas desde sempre e não passavam por mudanças.
Quais foram os acertos de Lamarck?
- Dois acertos muito importantes de Lamarck foram: acreditar que os fósseis eram um sinal de evolução das espécies e, ademais, acreditar que as espécies necessitavam de adaptação a diferentes locais e contextos naturais para sobreviver.
Por que a teoria de Lamarck não é hereditária?
- A teoria de Lamarck não é aceita atualmente, pois suas ideias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias. Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias.
Por que as ideias de Lamarck são mais aceitas pela comunidade científica?
- Apesar de terem sido ideias importantes para o conhecimento evolutivo, atualmente as ideias de Lamarck não são mais aceitas pela comunidade científica. Na teoria lamarckista, acreditava-se que os indivíduos eram forçados a mudar por pressão exercida pelo meio ambiente em que viviam.