E ato de improbidade administrativa Lei n º 8.429 92 que causa prejuízo ao erário?
Índice
- E ato de improbidade administrativa Lei n º 8.429 92 que causa prejuízo ao erário?
- Como funciona o processo de improbidade administrativa?
- O que é o ato de improbidade?
- Quanto a previsão legislativa é a melhor doutrina sobre a improbidade é correto afirmar?
- Qual a finalidade da ação de improbidade administrativa?
- Quais são os tipos de improbidade administrativa?
- Quais as disposições desta lei?
- Quais as penas previstas na lei?

E ato de improbidade administrativa Lei n º 8.429 92 que causa prejuízo ao erário?
2. Prejuízo ao Erário. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades.
Como funciona o processo de improbidade administrativa?
A ação de improbidade administrativa dispensa o procedimento administrativo prévio, sendo proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, assumindo o rito ordinário. Foram previstas medidas de natureza cautelar: indisponibilidade de bens, sequestro e afastamento cautelar do agente público.
O que é o ato de improbidade?
Improbidade, regra geral, é toda ação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, visando a uma vantagem para si ou para outrem. Ex.: furto, adulteração de documentos pessoais ou pertencentes ao empregador, etc.
Quanto a previsão legislativa é a melhor doutrina sobre a improbidade é correto afirmar?
Quanto à previsão legislativa e a melhor doutrina sobre a improbidade, é correto afirmar: o sucessor daquele que causou dano ao patrimônio público ou enriqueceu ilicitamente não estará sujeito às cominações da Lei de Improbidade Administrativa.
Qual a finalidade da ação de improbidade administrativa?
A Ação de Improbidade Administrativa (AIA) objetiva combater o desvirtuamento no uso da máquina pública, sendo uma ação que abrange todos aqueles que desrespeitaram os princípios fundamentais e se utilizaram da administração pública em benefício próprio, ou de terceiros.
Quais são os tipos de improbidade administrativa?
- Os três principais tipos de improbidade administrativa são os seguintes: Enriquecimento ilícito, caracterizado pelo ato de se fazer uso da posição e função na administração pública para obter vantagem econômica própria, seja para si, seja para terceiros;
Quais as disposições desta lei?
- Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.
Quais as penas previstas na lei?
- Penas previstas na lei Dá-se o nome “improbidade administrativa” aos atos ilícitos dentro da esfera da Administração pública, indo desde o enriquecimento ilícito até práticas como a falsificação de papéis e a corrupção ativa. Quer saber o que a lei diz a respeito da improbidade administrativa?