Qual artigo da CLT fala da jornada de trabalho?
Índice
- Qual artigo da CLT fala da jornada de trabalho?
- Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a intervalo?
- Pode trabalhar 12h por dia?
- Quem trabalha oito horas tem direito a intervalo de quanto tempo?
- É legal trabalhar 8 horas corridas?
- Qual a jornada de trabalho do trabalhador?
- Qual a legislação que regulamenta a jornada de trabalho?
- Qual é o cumprimento de uma jornada de trabalho?
- Qual a jornada de trabalho de um colaborador?

Qual artigo da CLT fala da jornada de trabalho?
O art. 58 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que, para os empregados em qualquer atividade privada, a duração normal do trabalho não excederá a oito horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a intervalo?
71 da CLT: Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para descanso ou alimentação, ou qual será, no mínimo, 1 (uma) hora e salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não pode exceder 2 (duas) horas.
Pode trabalhar 12h por dia?
Na hipótese de serviços inadiáveis, a jornada de trabalho não poderá exceder de 12 (doze) horas, devendo a remuneração da hora suplementar ser, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) superior à da hora normal.
Quem trabalha oito horas tem direito a intervalo de quanto tempo?
De acordo com a legislação, funcionários que possuem uma jornada de trabalho de 4 a 6 horas diárias, devem ter um intervalo de pelo menos 15 minutos, enquanto os que trabalham 8 horas devem ter um descanso de no mínimo 1 hora ao dia.
É legal trabalhar 8 horas corridas?
Ainda de acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 7º, a duração máxima de trabalho não pode ultrapassar oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada. Nesse caso, deve haver acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Qual a jornada de trabalho do trabalhador?
- No caso de jornada de 26 horas semanais, é possível fazer até seis horas extras semanais. Na seção sobre a jornada de trabalho na CLT, encontramos também informações sobre o direito a férias. Tanto ao trabalhador em jornada integral quanto ao trabalhador em jornada parcial é garantido o direito a férias após 12 meses de trabalho.
Qual a legislação que regulamenta a jornada de trabalho?
- Ela está prevista na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 5.4: a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), com regras claras a serem seguidas. E isto não é à toa, afinal, a jornada de trabalho reflete diretamente na qualidade de vida do trabalhador, e seu excesso pode trazer sérios prejuízos à saúde.
Qual é o cumprimento de uma jornada de trabalho?
- Afinal, uma jornada de trabalho vai muito além de saber as horas semanais em que o funcionário deve laborar ou seus horários de entrada e saída. O cumprimento correto dessa jornada é o que determina o valor da remuneração a ser recebida pelo colaborador no final do mês.
Qual a jornada de trabalho de um colaborador?
- A jornada de trabalho é uma das primeiras coisas a serem acertadas na contratação de um novo colaborador. Ela é o que determina o tempo em que o funcionário estará à disposição da empresa cumprindo o seu expediente de trabalho.