adplus-dvertising

Como deve ser feito o registro de ponto?

Índice

Como deve ser feito o registro de ponto?

Como deve ser feito o registro de ponto?

Esse registro deve ser feito por meio de ponto manual, mecânico ou eletrônico, de acordo com o Parágrafo 2º, do Art. 74 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Contudo, nada impede que empresas com menos colaboradores também controlem as jornadas de trabalho.

É obrigatório ter folha de ponto?

O que diz a CLT sobre a folha de ponto? Para algumas empresas este documento é obrigatório de acordo com o Art. 47 do Decreto Lei n° 5.452/43 da CLT, toda empresa com mais de 20 funcionários deve ter um registro de entrada e saída de seus colaboradores.

Quais cargos não precisam registrar ponto?

De acordo com o artigo 62 da CLT, apenas em três casos o funcionário não precisa marcar seu ponto.

  • Colaborador faz atividade externa;
  • Os cargos de confiança como gerentes, diretores e chefes;
  • Trabalhador em regime de home office .

Quantos funcionários tem que ter para ter cartão de ponto?

Instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Portaria nº 1.510 determina que todas as empresas com 10 ou mais funcionários contratados dentro do regime CLT devem utilizar o Registrador de Ponto Eletrônico (REP) para realizar a marcação da jornada de trabalho dos profissionais.

Como fazer o registro de ponto manual?

O controle de ponto manual é feito a partir da impressão do horário de entrada e de saída de um colaborador em um cartão feito de cartolina ou de algum tipo de papel mais rígido. Também é possível fazer esse registro em um livro, o chamado livro-ponto.

O que acontece se não bater ponto?

Esquecer de marcar o ponto pode ser entendido como insubordinação e, nesse caso, a empresa pode tomar medidas legais para advertir o funcionário. Também pode até demitir por justa causa o funcionário que continuar cometendo a mesma falta. Isso pode, inclusive, estar previsto no contrato.

Qual o regulamento da CLT?

  • Este artigo da CLT regulamenta algumas questões como: horas trabalhas por dia, computação ou não do intervalo de tempo que o funcionário leva de sua casa até o trabalho, regime de trabalho em tempo parcial e outras. Mas vamos nos ater a um outro assunto que também é regulamentado pela Lei e que também consta neste Art 58 CLT.

Quais são os benefícios do registro de ponto?

  • Dentre os principais benefícios do registro de ponto podemos citar: adequação a legislação trabalhista, redução de custos, coleta de indicadores de gestão de pessoas e muitas outras vantagens que o registro pode trazer para uma empresa, seja qual for o seu ramo ou porte.

Quais as horas trabalhadas para um funcionário registrado na CLT?

  • Ressaltando que um funcionário registrado na CLT precisa trabalhar 44 h semanais e 220 h mensais. Entenda! Para fazer o cálculo das horas trabalhadas você deve subtrair a hora de saída para pausa e início da jornada:

Qual é o registro de ponto de uma empresa?

  • O registro de ponto é uma das ferramentas de RH que mais auxiliam o dia a dia de uma empresa. Por muito tempo ele foi considerado algo ruim, entretanto, hoje em dia, as empresas estão se conscientizando e entendendo todos os benefícios que um bom controle de jornada pode trazer para sua gestão.

Postagens relacionadas: