O quê Piaget fala sobre a afetividade?
Índice
- O quê Piaget fala sobre a afetividade?
- Qual a importância da afetividade para Piaget?
- O quê Wallon diz sobre a afetividade?
- O que é processo afetivo?
- Qual a relação entre afetividade e inteligência?
- Qual a importância da afetividade em seu projeto de vida?
- Qual a importância da afetividade no contexto familiar?
- Qual é o problema crucial da psicologia para Wallon?
- O que os teóricos Piaget Vygotsky e Wallon têm em comum quando explicam a importância da afetividade no desenvolvimento humano?
- Quais são as dimensões da afetividade?
- Por que a afetividade está presente no desenvolvimento humano?
- Qual a relação entre afetividade e inteligência?
- Qual a importância da afetividade?

O quê Piaget fala sobre a afetividade?
Piaget (1968) diz que a afetividade constitui a energética das condu- tas, cujas estruturas correspondem às funções cognitivas, ou seja, as condu- tas humanas têm como mola propulsora o afeto, e a estrutura de como elas são e funcionam constitui o elemento intelectual.
Qual a importância da afetividade para Piaget?
Diante disso, Piaget (1996) diz: ... E a afetividade é a energia que move as ações humanas, sem ela não há interesse e não há motivação para a aprendizagem (Piaget 1996, Apud Garcia 2014).
O quê Wallon diz sobre a afetividade?
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
O que é processo afetivo?
O que é Afetividade: No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). ... A afetividade potencia o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
Qual a relação entre afetividade e inteligência?
Para Wallon, a relação entre afetividade e inteligência é de alternância, podendo as primeiras emoções criar estruturações cognitivas e para Vygotsky, estas relações são de complementaridade, estando as emoções entendidas no âmbito das funções mentais, das quais o pensamento faz parte.
Qual a importância da afetividade em seu projeto de vida?
A afetividade é uma ferramenta fundamental no processo educativo, influenciando diretamente no cognitivo do educando e contribuindo para uma aprendizagem de qualidade. Esta auxilia no desenvolvendo intelectual dos educandos, ajudando-os a se reconhecerem como indivíduos autônomos.
Qual a importância da afetividade no contexto familiar?
No seio familiar o afeto é imprescindível para o desenvolvimento não só físico quanto psíquico do indivíduo, que terá ao longo de sua vida inúmeras experiências que poderão ser agradáveis ou não, sendo os modelos adquiridos no convívio familiar, de extrema importância para a formação do mesmo.
Qual é o problema crucial da psicologia para Wallon?
A psicologia de Wallon ocupa-se em entender como o Eu se constitui. Como é o processo de constituição desse Eu, que vai de um estado indiferenciado a um estado diferenciado, por meio de um processo marcado por conflitos.
O que os teóricos Piaget Vygotsky e Wallon têm em comum quando explicam a importância da afetividade no desenvolvimento humano?
Para Piaget a Afetividade é uma energia impulsionadora das ações do sujeito, o que Wallon complementa dizendo: “a afetividade é um componente permanente da ação”. ... Nesse contexto há que se valorizar a mediação social que, segundo Wallon (in Dantas 1991, pag.
Quais são as dimensões da afetividade?
- Para ele, a emoção, uma das dimensões da Afetividade, é instrumento de sobrevivência inerente ao homem, é “fundamentalmente social” e “constitui também uma conduta com profundas raízes na vida orgânica”. (DANTAS 1992 pag.85)
Por que a afetividade está presente no desenvolvimento humano?
- Em todos os estágios do desenvolvimento humano, segundo a teoria de Wallon, a Afetividade está presente em maior ou menor grau, haja vista a interação indispensável a esse processo, para a formação desse indivíduo como ser social, cultural e inserido, de fato, no meio em que vive.
Qual a relação entre afetividade e inteligência?
- A afetividade está relacionada às sensibilidades internas e se orienta em direção ao mundo social e para a construção da pessoa; a inteligência, por sua vez, vincula-se às sensibilidades externas e está voltada para o mundo físico, para a construção do objeto.
Qual a importância da afetividade?
- A afetividade é uma sensação de extrema importância para a saúde mental de todos os seres humanos por influenciar o desenvolvimento geral, o comportamento e o desenvolvimento cognitivo. O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. Compartilhe!