Como funciona o desconto de faltas injustificadas?
Índice
- Como funciona o desconto de faltas injustificadas?
- Quais são as faltas justificadas por lei?
- Quais são as ausências legais?
- O que significa artigo 473?
- Quando a pessoa tem uma falta em um sábado quantos dias é descontado?
- Qual a prevalência da CLT?
- Qual a contagem dos dias da CLT?
- Como a CLT garante os direitos trabalhistas?
- Como realizar o controle de faltas?

Como funciona o desconto de faltas injustificadas?
Como funciona o desconto das faltas injustificadas? Quando o empregado não comparece ao trabalho injustificadamente, o dia pode ser descontado do salário. O cálculo é simples: basta dividir o salário mensal por 30 e multiplicar o resultado pelo número de faltas do trabalhador.
Quais são as faltas justificadas por lei?
a paralisação do serviço nos dias em que, por conveniência do empregador, não tenha havido trabalho; a ausência do empregado por até três dias consecutivos, em virtude do seu casamento; a falta ao serviço com fundamento na lei sobre o acidente do trabalho; a doença do empregado, devidamente comprovada.
Quais são as ausências legais?
Segundo a legislação, as faltas justificadas ou abonadas se referem aquelas que não podem ser descontadas do colaborador, caso ele não compareça ao trabalho. Além do desconto em sua remuneração, também não são aceitas medidas por parte da empresa, como o desligamento por justa causa.
O que significa artigo 473?
Conforme já exposto nos posts anteriores, o Artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) prevê o abono de faltas e a ausência remunerada de trabalhadores que tenham se mantido afastados do serviço em função de uma série de ocorrências específicas e definidas – garantindo o direito de que o empregado fique ...
Quando a pessoa tem uma falta em um sábado quantos dias é descontado?
faltando no sábado vai descontar 2 dias, a falta + o DSR da semana. Faltou durante a semana, que seja atraso de minutos, a empresa já pode descontar o DSR (folga).
Qual a prevalência da CLT?
- No documento, estão presentes regras que têm prevalência sobre a CLT e que podem apresentar novas situações ou determinações específicas para a categoria no que diz respeito às faltas justificadas. O regimento interno da empresa também pode definir situações que são passíveis de abono em caso de ausência do trabalhador.
Qual a contagem dos dias da CLT?
- Em seu artigo 7º, XIX e art. 10, § 1º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT. Antes disso, a CLT estabelecia apenas 1 dia conforme estabelecia o artigo 473, III da CLT. Dessa forma, a contagem dos dias segue a mesma lógica que já falamos.
Como a CLT garante os direitos trabalhistas?
- Enquanto as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garantem os direitos de quem é empregado com a carteira assinada, tais normas também asseguram os direitos das empresas que contratam funcionários dessa forma, buscando o equilíbrio entre as partes e a garantia dos direitos trabalhistas de todos.
Como realizar o controle de faltas?
- Realizar o controle de faltas é uma tarefa muito importante no dia a dia das empresas. É comum que os colaboradores de uma empresa tenham que faltar ao trabalho uma vez ou outra por conta de problemas pessoais ou imprevistos.