Qual a diferença de um contrato em favor de terceiro é promessa de fato de terceiro?
Índice
- Qual a diferença de um contrato em favor de terceiro é promessa de fato de terceiro?
- O que é a promessa de fato de terceiro?
- São exceções ao princípio da relatividade dos efeitos a estipulação em favor de terceiro a promessa de fato de terceiro e o contrato com pessoa a declarar?
- Como ocorre o contrato de promessa sobre fato de terceiro?
- O que é contrato terceiro?
- O que é uma estipulação?
- O que é o fato de terceiro?
- Quanto à promessa de fato de terceiro é correto afirmar que?
- É possível aplicar o instituto da promessa de fato de terceiro nesse caso?
- Quais são os requisitos essenciais à estipulação em favor de terceiros?
- Por que o terceiro pode exigir o cumprimento da obrigação?
- Qual o direito de substituir o terceiro?
- Como é possível obter o consentimento do terceiro?

Qual a diferença de um contrato em favor de terceiro é promessa de fato de terceiro?
Importante mencionar que a estipulação em favor de terceiro não se confunde com a promessa de fato de terceiro, uma vez que a promessa de fato de terceiro é uma relação negocial, estabelecida por duas pessoas, em que uma delas é promitente, a qual promete a realização de determinado negócio que dependerá, ...
O que é a promessa de fato de terceiro?
Promessa de fato de terceiro. 1. Conceito: negócio jurídico celebrado entre duas partes capazes, cujo objeto delimita uma prestação a ser realizada por terceiro estranho ao contrato. Uma pessoa contrata com alguém dispondo que um terceiro realizará a prestação.
São exceções ao princípio da relatividade dos efeitos a estipulação em favor de terceiro a promessa de fato de terceiro e o contrato com pessoa a declarar?
A estipulação em favor de terceiro é uma exceção ao princípio da relatividade dos efeitos do contrato, eis que os efeitos ultrapassam as pessoas que assinaram o contrato e beneficia um terceiro. ... Nesse caso, são sujeitos do contrato o estipulante (contratante), o estipulado (contratado) e o beneficiário (o terceiro).
Como ocorre o contrato de promessa sobre fato de terceiro?
A promessa de fato de terceiro está prevista nos artigos 4 do Código Civil e ela implica no fato de que uma pessoa se compromete com outra a obter o consentimento de uma terceira pessoa na conclusão de um contrato sem ter recebido preliminarmente o consentimento desta última pessoa para a conclusão deste ...
O que é contrato terceiro?
· Terceiro ou beneficiário: é aquele que não integra os polos da relação jurídica contratual, entretanto, é o beneficiário do objeto contratual firmado entre estipulante e promitente.
O que é uma estipulação?
Significado de Estipulação substantivo feminino Ato de estipular; cláusula, convenção, ajuste, contrato.
O que é o fato de terceiro?
Fato de Terceiro “A participação de terceiro na causação do dano pode ocorrer de maneira total ou parcial. Na primeira hipótese, o dano é causado exclusivamente por terceiro; na segunda, o terceiro é apenas co-partícipe, ou elemento concorrente no desfecho prejudicial.
Quanto à promessa de fato de terceiro é correto afirmar que?
A promessa de fato de terceiro está prevista nos artigos 4 do Código Civil e ela implica no fato de que uma pessoa se compromete com outra a obter o consentimento de uma terceira pessoa na conclusão de um contrato sem ter recebido preliminarmente o consentimento desta última pessoa para a conclusão deste ...
É possível aplicar o instituto da promessa de fato de terceiro nesse caso?
436. O que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigação. Parágrafo único. Ao terceiro, em favor de quem se estipulou a obrigação, também é permitido exigi-la, ficando, todavia, sujeito às condições e normas do contrato, se a ele anuir, e o estipulante não o inovar nos termos do art.
Quais são os requisitos essenciais à estipulação em favor de terceiros?
- Requisitos essenciais à estipulação em favor de terceiros: a) estipulante capaz, principalmente, para alienar os próprios bens, que agindo em seu próprio nome faça a estipulação. É o caso do segurado, no seguro de vida;
Por que o terceiro pode exigir o cumprimento da obrigação?
- O que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigação. Parágrafo único. Ao terceiro, em favor de quem se estipulou a obrigação, também é permitido exigi-la, ficando, todavia, sujeito às condições e normas do contrato, se a ele anuir, e o estipulante não o inovar nos termos do art. 438. Art. 437.
Qual o direito de substituir o terceiro?
- O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuência e da do outro contratante. A substituição pode ser feita por ato entre vivos ou por disposição de última vontade. Aquele que tiver prometido fato de terceiro responderá por perdas e danos, quando este não executar.
Como é possível obter o consentimento do terceiro?
- A promessa de obter o consentimento do terceiro não deve ser confundida com o fato do promitente dizer que fará o possível para obter o consentimento do terceiro, aqui existe uma obrigação de meio e não de resultado como ocorre com a promessa de fato de terceiro.