Qual é a ação moral e Kant?

Qual é a ação moral e Kant?
Diremos imediatamente que é uma ação que cumpre o dever ou evita infringi-lo. ... Quando dizemos a verdade em vez de mentir; quando não cometemos qualquer fraude na declaração de impostos; quando socorremos os necessitados ou não nos apossamos de bens alheios estamos a agir bem, a fazer o que é devido.
Como Kant fundamentou sua teoria moral?
Kant pensava que a moralidade deriva a sua autoridade apenas da razão. Só a razão determina se uma acção é boa ou má, independentemente dos desejos que as pessoas possam ter. Segundo Kant, quando agimos moralmente as nossas acções são guiadas pela razão de uma maneira que a teoria de Hume exclui.
Quando é que uma ação é correta segundo Kant?
Kant está afirmando que uma ação é correta quando é possível querer que ela seja universalizada. Universalizar aqui significa ser praticada por toda e qualquer pessoal, em qualquer tempo ou lugar. Assim, se uma ação pode ser universalizada, pode ser considerada correta.
Como entender a teoria moral de Immanuel Kant?
- Para entender a abordagem que Immanuel Kant desenvolveu na sua teoria moral, é útil começar por uma ideia de senso comum que ele rejeita. Trata-se da ideia de que a razão tem apenas um papel “instrumental” como guia da acção.
Qual o papel da razão na filosofia de Kant?
- Logo, Kant pensava que quando agimos moralmente somos guiados pela razão e não pela inclinação. Neste caso, a razão tem mais do que um papel puramente instrumental. Outro ingrediente importante da filosofia moral de Kant é a ideia de que as leis morais e as leis científicas têm algo profundamente em comum.
Qual a fundamentação da moralidade?
- Assim, o estudo do senso comum reconhece o moral através de uma fundamentação, que não pode ser, senão, filosófica, que resulta em uma razão prática pura. Após isso, neste trabalho, surge uma necessidade de comprovar que o Direito deriva em partes da moralidade, sendo que é necessário que ele possua todos os elementos desta moralidade.
Por que a moralidade guia as nossas acções?
- Kant concordava que isto é correcto quando agimos por inclinação. Mas quando a moralidade guia as nossas acções, a razão determina não só os meios mas também o fim. Kant pensava que a moralidade deriva a sua autoridade apenas da razão.