O que a BNCC fala sobre a inclusão?

O que a BNCC fala sobre a inclusão?
Ela objetiva assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e a cidadania. Isso, em condições de igualdade com os demais educandos, em todos os níveis de ensino da escola regular, pública ou privada.
O que a BNCC fala da educação especial?
A visão de Educação Especial presente no documento da BNCC representa uma perspectiva de inclusão sem garantias suficientes para a permanência na escola, com qualidade social, na medida em que não volta o olhar a essa modalidade, muito menos torna o currículo acessível para todos.
Quais são as regulamentações que estudamos é que sustentam a inclusão?
Educação Inclusiva no Brasil
- 1961 – Lei Nº 4.024. ...
- 1971 – Lei Nº 5.692. ...
- 1988 – Constituição Federal. ...
- 1989 – Lei Nº 7.853. ...
- 1990 – Lei Nº 8.069. ...
- 1996 – Lei Nº 9.394. ...
- 1999 – Decreto Nº 3.298. ...
- 2001 – Lei Nº 10.172.
Como a BNCC compreende a inclusão?
- - Educa Criança Como a BNCC compreende a inclusão/diversidade? A BNCC não trás em suas páginas um tópico específico sobre a inclusão, mas espalha em toda a base dicas de como está compreende a questão da inclusão/diversidade.
Quais são os objetivos da BNCC?
- Objetivos Proporcionar conhecimento teórico inicial e uma reflexão sobre a BNCC. Discutir, de forma crítica, as implicações da implementação da BNCC para a inclusão escolar. Refletir sobre como implementar a BNCC em forma de currículo visando uma perspectiva de educação inclusiva.
Quais são as competências da BNCC?
- Competências Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica de forma clara o que os alunos devem “saber”(conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saberfazer”(mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores). Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum / Center for Curriculum Redesign
Qual o desafio da BNCC para a educação?
- Assim como a exercício da empatia e cooperação. Assim, a BNCC propõem um desafio para a educação, ao colocar a inclusão como algo integrante da educação. Algo que devia ser natural ao cidadão, que é o respeitar o próximo em suas limitações e características.