adplus-dvertising

Porque o gás ozônio é fundamental para a nossa sobrevivência?

Índice

Porque o gás ozônio é fundamental para a nossa sobrevivência?

Porque o gás ozônio é fundamental para a nossa sobrevivência?

A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, já que ela consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre.

Por que o desenvolvimento industrial foi prejudicial para a camada de ozônio?

No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera.

Quais substâncias prejudicam a camada de ozônio?

  • Substâncias que prejudicam a camada de ozônio Entre as substâncias químicas que acabam reagindo e degradando o ozônio, temos: Óxido nítrico (NO) : substância produzida a partir da queima ...

Será que a camada de ozônio está diminuindo?

  • Foi assim que ela e seu time descobriram que há um menor esgotamento da camada de ozônio, já que os níveis de cloro estão diminuindo a uma taxa de 0,8% por ano. Nessa velocidade, os cientistas estimam que, por volta de 2060, o buraco tenha diminuído consideravelmente — ou até desaparecido.

Qual a função primária da camada de ozônio?

  • A importância central da camada de ozônio é impedir a entrada dos raios ultravioletas. Ao realizar essa função primária, os resultados são positivos, pois o filtro UV impede o aquecimento da Terra, que não desenvolve o efeito estufa ou aquecimento global, não havendo o derretimento das calotas e, consequentemente, o aumento do nível dos oceanos.

Como ocorre a degradação da camada de ozônio?

  • A degradação da camada de ozônio é um dos grandes problemas da atualidade. Esse fenômeno é conhecido como "buraco na camada de ozônio", no entanto, não ocorre a formação de buracos e sim a rarefação dessa camada, que fica mais fina, permitindo que uma maior quantidade de raios ultravioleta atinja a Terra.

Postagens relacionadas: