Quais são os efeitos da punição?
Índice
- Quais são os efeitos da punição?
- Porque a punição não é aconselhável para os behavioristas?
- Qual o papel da punição no processo de reforçamento?
- Quais os principais efeitos da punição sobre o comportamento?
- Quais são os efeitos colaterais do controle aversivo do uso da punição )?
- Qual motivo o comportamento punido diminui sua frequência de forma temporária e volta a ocorrer mesmo com a punição em vigor?
- O que são reforço e punição?
- O que é e quando devemos utilizar o reforçamento positivo reforçamento negativo é a punição para o behaviorismo radical?
- Qual é a punição?
- Qual é o trabalho de Skinner?
- Qual a validade da punição?
- Como o reforço e a punição funcionam?

Quais são os efeitos da punição?
Outras conseqüências geradas pela punição são: a fuga, a esquiva, a revolta e a resistência passiva. Na primeira o indivíduo se comporta visando eliminar o controle aversivo (SKINNER, 1998).
Porque a punição não é aconselhável para os behavioristas?
Elas seriam a fuga ou a esquiva! Assim, quando punimos um comportamento estamos simplesmente provocando fuga ou esquiva e não ensinando um comportamento melhor adaptado. ... Uma pessoa punida continua 'inclinada' a comportar-se da forma punível, mas ela evita a punição fazendo alguma outra coisa, (Skinner, 1974/1976, p.
Qual o papel da punição no processo de reforçamento?
A punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado numa terapia comportamental.
Quais os principais efeitos da punição sobre o comportamento?
Ainda sobre os efeitos da punição, Skinner (1953/2003) afirma que a redução comportamental observada é meramente transitória, pois, quando a punição é descontinuada, o comportamento volta a ocorrer com a mesma força que ocorria antes de ser punido.
Quais são os efeitos colaterais do controle aversivo do uso da punição )?
Os efeitos do uso do controle aversivo/coerção, que envolve o uso da punição e do reforçamento negativo, já foram bastante descritos pela literatura analítico – comportamental, sendo estes a eliciação de respostas emocionais, a supressão de outros comportamentos além do punido, a emissão de respostas incompatíveis ao ...
Qual motivo o comportamento punido diminui sua frequência de forma temporária e volta a ocorrer mesmo com a punição em vigor?
Assim, a redução observada na frequência seria explicada pela atuação conjunta de dois processos: a eliciação de respostas emocionais (processo respondente) e o fortalecimento de respostas operantes que reduzem a estimulação aversiva (processo operante), ambos prevenindo a ocorrência da resposta operante punida.
O que são reforço e punição?
Se uma resposta aumenta de frequência, então estamos falando de reforço; se uma resposta diminui de frequência, estamos falando de punição. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva.
O que é e quando devemos utilizar o reforçamento positivo reforçamento negativo é a punição para o behaviorismo radical?
Existem dois tipos de reforço: o positivo e o negativo. O positivo, consiste na apresentação de um estímulo agradável ou recompensador após a ocorrência da resposta. O negativo, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência da resposta.
Qual é a punição?
- A punição é outro procedimento importante na teoria de Skinner, que envolve a consequência de uma resposta quando ocorre a apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo que estava presente. Punir ações leva a suspensão temporária da resposta, sem alterar a motivação.
Qual é o trabalho de Skinner?
- O mesmo indicou esse trabalho como uma metodologia de aprendizado para construir o comportamento de uma pessoa. Dessa forma poderia ser feito a reeducação de indivíduos a fim de aplicar novas características a eles. Skinner cunhou o termo “condicionamento operante” para indicar comportamentos ativos que operam nos ambientes e geram consequências.
Qual a validade da punição?
- Punir ações leva a suspensão temporária da resposta, sem alterar a motivação. Por causa deste tipo de resultado obtidos nas pesquisas os behavioristas discutem a validade do procedimento da punição como forma de reduzir a frequência de certas respostas.
Como o reforço e a punição funcionam?
- Nesse caminho, Skinner identifica o reforço e a punição como dois aspectos vitais para que o condicionamento possa se efetivar. Por meio do reforço uma ação pode crescer e se desenvolver conforme planejamento enquanto a punição gradativamente nos faz abandonar falhas. O reforço variável estimula a permanência do comportamento adquirido.