O que a BNCC fala sobre a alfabetização na educação infantil?
Índice

O que a BNCC fala sobre a alfabetização na educação infantil?
Ouça em voz altaPausarA Base Nacional Comum Curricular define a alfabetização como ação pedagógica principal no começo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, uma vez que o documento prevê que, ao final do 2º ano, as crianças já devem possuir habilidades relacionadas a leitura e escrita.
O que Magda Soares fala sobre a educação infantil?
Ouça em voz altaPausarMagda Soares (2009) nos diz que na educação infantil, as crianças devem ter acesso tanto às atividades de introdução ao sistema alfabético e suas convenções, a alfabetização, como também práticas sociais de uso da leitura e da escrita, o letramento. Isto não quer dizer que devemos deixar o lúdico de lado.
Qual a diferença entre a BNCC e a alfabetização?
- BNCC e alfabetização: o que mudou? A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem exigindo alterações profundas nos currículos, materiais didáticos e formação de professores da Educação Básica de todo o País. E com a alfabetização não é diferente, ela também deverá ser repensada em função dessas mudanças.
Como implementar a BNCC na educação infantil?
- Após a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em dezembro de 2017, começaram as discussões visando a melhor forma de implementar as novas diretrizes da BNCC na Educação Infantil de todo o país.
Qual a base nacional para a alfabetização?
- A Base Nacional Comum Curricular define a alfabetização como ação pedagógica principal no começo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, uma vez que o documento prevê que, ao final do 2º ano, as crianças já devem possuir habilidades relacionadas a leitura e escrita.
Qual a base para a alfabetização infantil?
- Essa base propõe a alfabetização infantil completa até o segundo ano do fundamental, que antes era estimado para o terceiro, adiantando em um ano o processo. O debate sobre a antecipação da alfabetização tem diversos pontos e argumentos, mas um dos principais discursos em contraposição à reforma é o que consideram como uma alfabetização precoce.