O que disse Dom Pedro às margens do rio Ipiranga?

O que disse Dom Pedro às margens do rio Ipiranga?
Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 198 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.
De quem é a frase diga ao povo que fico?
A expressão se deve a uma célebre frase de dom Pedro, então príncipe-regente do Brasil, que era na época um Reino Unido a Portugal e Algarves: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".
Quem é o nome completo de Dom Pedro I?
- O nome completo de Dom Pedro I era Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Permaneceu em Portugal durante sua infância no Palácio de Queluz. Ali teve uma boa educação com aulas de artes, letras e línguas.
Como se casou com Dom Pedro I?
- Em 1817, Dom Pedro I casou-se com Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria, filha do Imperador da Áustria. Com ela teve seis filhos: Maria da Glória, Miguel, João Carlos, Januária, Paula, Francisca e Pedro de Alcântara. Em 1820, seu pai volta para Portugal por causa da Revolução Liberal do Porto.
Qual o nome do apóstolo de Pedro?
- Além de Simão Pedro havia outro apóstolo com o mesmo nome: Simão o Zelote. No primeiro encontro com Jesus ( João 1:42 ), Pedro teve seu nome alterado de Simão para Cefas (nome em aramaico), correspondente a Pedro (no grego) que significa "pedra", "rocha" ou "cascalho".
Qual o porquê da mudança do nome de Pedro?
- Jesus não explicou o porquê da alteração do nome. Mas essa mudança tem um significado importante, talvez profético, uma vez que Pedro se tornaria mais tarde, numa pedra viva na Igreja de Cristo. O caráter de Pedro foi transformado depois de sua conversão genuína, passou de inconstante para uma "rocha firme" Senhor.