adplus-dvertising

O que distingue as teorias tradicionais as teorias críticas do currículo?

Índice

O que distingue as teorias tradicionais as teorias críticas do currículo?

O que distingue as teorias tradicionais as teorias críticas do currículo?

As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: "teorias" neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.

O que é o currículo segundo a visão da teoria tradicional?

Segundo Silva (2009), a teoria tradicional de currículo busca a neutralidade, tendo como escopo principal promover a identificação dos objetivos da educação escolarizada, formando o trabalhador especializado ou, proporcionando uma educação geral e acadêmica.

Quais são as teorias tradicionais do currículo?

  • Teorias tradicionais do currículo As teorias curriculares tradicionais, também chamadas de teorias técnicas , foram promovidas na primeira metade do século XX, sobretudo por John Franklin Bobbitt, que associava as disciplinas curriculares a uma questão puramente mecânica.

Qual a influência das teorias curriculares?

  • As teorias curriculares críticas basearam o seu plano teórico nas concepções marxistas e também nos ideários da chamada Teoria Crítica, vinculada a autores da Escola de Frankfurt, notadamente Max Horkheimer e Theodor Adorno. Outra influência importante foi composta pelos autores da chamada Nova Sociologia da Educação, tais como Pierre ...

Quando surgiram as teorias curriculares?

  • As práticas curriculares, nesse sentido, eram vistas como um espaço de defesa das lutas no campo cultural e social. Já as teorias curriculares pós-críticas emergiram a partir das décadas de 19, partindo dos princípios da fenomenologia, do pós-estruturalismo e dos ideais multiculturais.

Quais são as teorias tradicionais?

  • Teorias Tradicionais:(enfatizam) ensino - aprendizagem-avaliação – metodologia- didática-organização – planejamento- eficiência- objetivos. Teorias Críticas:(enfatizam) ideologia- reprodução cultural e social- poder- classe social- capitalismo- relações sociais de produção- conscientização- emancipação- currículo oculto- resistência. 4

Postagens relacionadas: