adplus-dvertising

Como funciona a digestão de gorduras?

Índice

Como funciona a digestão de gorduras?

Como funciona a digestão de gorduras?

A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. A lipase lingual liberada pelas glândulas serosas da língua, junto com a saliva, inicia a hidrólise dos ácidos graxos (AGs) dos triacilgliceróis (TGs).

Como funciona a digestão de alimentos gordurosos?

  • Cada molécula de gordura possui glicerol (álcool) combinado com ácidos graxos (ácido). Com isso, todo o processo de digestão de alimentos gordurosos se torna mais vagaroso, pois a gordura precisa ser transformada em moléculas menores e se ligar a substâncias que permitem a sua absorção.

Por que é recomendado consumir gordura durante o dia?

  • De acordo com a nutricionista, o ideal é que a gordura seja consumida durante todo o dia, distribuída entre as refeições. "O recomendado é que ela ocupe cerca de 30% das calorias totais". Carnes, leites e derivados, e inúmeros alimentos industrializados, são exemplos de onde se pode encontrar gordura.

Como cortar as gorduras da dieta?

  • Ela ressalta que, apesar do cuidado no consumo, não se deve cortar completamente as gorduras da dieta. "O organismo necessita delas para várias funções; são utilizadas na formação de hormônios, compõem as membranas celulares, representam uma fonte concentrada de energia e carregam consigo vitaminas lipossolúveis".

Qual a melhor opção para a ingestão de gordura?

  • O recomendável é que a ingestão de gordura ocupe cerca de 30% das calorias totais que a pessoa necessita em um dia. O ideal é optar por gorduras provenientes de peixes e produtos vegetais, monoinsaturadas e polinsaturadas, pois estes agem na redução do LDL e favorecem o aumento do HDL.

Postagens relacionadas: