O que diferencia o texto dramático de?
Índice

O que diferencia o texto dramático de?
O texto teatral se diferencia de outros tipos de obras literárias é a ausência de um narrador em específico para contar a história. Ou seja, a história é contada pelos próprios personagens, através de suas falas por meio de discurso direto.
O que diferencia o texto dramático de um conto ou narrativas?
O gênero lírico tem como objeto principal a emoção subjetiva, enquanto o dramático constrói-se por meio de diálogos. As personagens de caráter humorístico são comuns tanto em peças teatrais quanto em narrativas. A construção textual em verso não é apropriada para o conto, gênero narrativo em prosa.
O que é um texto do gênero dramático?
O que é o Gênero dramático: O gênero é baseado em ação e diálogo, sendo a narração uma característica secundária nesse tipo de texto. Os textos são produzidos em prova ou em verso e são usados para dar vida a dramatizações no cinema, no teatro ou na televisão.
Qual a função do texto dramático?
- O texto dramático, onde predomina a função apelativa da linguagem, ao exprimir o mundo exterior e objetivo, recorre, em geral, à enunciação na segunda pessoa.
Quais são as categorias do texto dramático?
- São categorias do texto dramático a ação, com a sucessão e encadeamento de acontecimentos que podem conduzir a um desenlace; as personagens, que são os agentes da ação; o espaço que corresponde ao lugar, ambiente, meio social ou cultural onde se desenrola a ação; e o tempo que dá conta do momento do desenrolar da ação.
Por que a comédia é um texto dramático?
- Por fim, a comédia centra-se na comicidade, na exageração e na ridicularização dos conflitos. O texto dramático é escrito de modo que a ação possui um tempo e um espaço para que aconteça. Essa ação é apresentada por personagens que são compostos por uma quantidade necessária a cena. E desses personagens dependerá o desenrolar da ação.
Qual a segunda divisão do texto dramático?
- A segunda apresenta a divisão em atos (divisão do texto dramático que corresponde à mudança de cenários) e cenas ou quadros (divisão do ato que corresponde à entrada ou saída de uma ou mais personagens).