adplus-dvertising

Como saber onde pôr a vírgula?

Índice

Como saber onde pôr a vírgula?

Como saber onde pôr a vírgula?

Pois bem, existem algumas regras para o uso da vírgula, e elas são baseadas na gramática.

  1. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR ELEMENTOS QUE VOCÊ PODERIA LISTAR. ...
  2. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR EXPLICAÇÕES QUE ESTÃO NO MEIO DA FRASE. ...
  3. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR O LUGAR, O TEMPO OU O MODO QUE VIER NO INÍCIO DA FRASE.

Como pontuar de forma correta?

Usar cada sinal gráfico (ponto, vírgula, exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, reticências etc) da forma correta é o primeiro passo para garantir um bom texto, portanto, é necessário estudar o que cada sinal significa no texto.

Quando não se usa vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: ... O homem deve obedecer (verbo) a princípios éticos (complemento do verbo).

Onde se usa crase?

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
  • Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.

O que deve ficar entre vírgulas?

Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

Como faço para corrigir a pontuação de um texto?

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto! A ferramenta sinalizada os erros gramaticais e de sintaxe.

Tem vírgula antes do pronome relativo QUE?

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA. ... Isso é possível, porque as orações adjetivas explicativas são meramente comentários, acessórios explicativos.

Como se usa a vírgula?

  • Põe-se vírgula entre uma obra e o autor que a criou. Exemplo: O quadro A ceia, de Leonardo da Vinci, foi pintado há muitos anos. Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se usa a vírgula, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Como usar a vírgula no início da frase?

  • Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

Como usar a vírgula no lugar do termo não repetido?

  • Já nos casos em que precisamos isolar o número de um endereço, usa-se a vírgula antes dos algarismos, como: Rua dos Jacarandás, 345. Zeugma é um tipo de elipse utilizado para não se repetir termos de uma oração. Para indicá-la é preciso utilizar uma vírgula no lugar do termo não repetido, como no exemplo:

Por que a vírgula é confusa?

  • A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na língua portuguesa. Pouca gente sabe ao certo onde deve e onde não deve usá-la. O motivo disso é bem simples: sempre nos ensinaram do jeito errado! Clique aqui e compre meu livro digital Crase sem Crise para finalmente aprender usar a crase do jeito certo e parar de passar vergonha.

Postagens relacionadas: